É com muita
alegria que anuncio que o “Depois daquela viagem” foi aprovado no âmbito
do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2018 Literário,
conforme Edital 02/2018/CGPLI !!
Agora estamos
aguardando o processo em que professores e diretores de instituições públicas
de ensino de todo o país avaliarão as obras aprovadas pelo MEC e pelo FNDE e
escolherão quais delas devem ser adotadas pela escola. Eles terão até meados de
outubro para a seleção.
Vamos torcer para
que ele chegue a muitos adolescentes do Brasil!!
Bom dai, Valéria!! tudo bem com você? Sou Antonia, professora de Português de uma escola estadual, no mês de setembro as turmas do 8º ano realizaram a leitura do seu livro "Depois daquela viagem" e fizemos várias discussões e atividades a respeito da sua maravilhosa obra. Eis que surgiu, depois de algumas atividades, a dúvida geral dos alunos sobre o porquê do título do livro. Abrimos um debate e os alunos com argumentos muito coerentes ficaram divididos em a escolha ter sido por causa da viagem de navio pra Argentina, até porque tem a imagem do navio na capa e outros foi da sua viagem e estadia nos Estados Unidos. Eu confesso que diante dos argumentos dos meus alunos eu fiquei bastante curiosa e em dúvida sobre a real escolha do título do livro. Por favor, você poderia me esclarecer e assim sanar com eles essa dúvida até mesmo para que haja visões distorcidas de sua obra.
ResponderExcluirDesde já te agradeço muito.
Abraços cordiais
Antonia
OLá, Professora Antonia,
ResponderExcluirFico muito feliz de saber do seu envolvimento e de seus alunos com o Depois daquela viagem.
Parabéns pelo seu trabalho!
Quanto ao título do livro, de início, a ideia da viagem era referente à viagem de navio. Mas com o passar do tempo percebi que também poderia ser referente à viagem aos EUA. Afinal, as duas acabaram mudando minha vida.
Então seus dois grupos de alunos estão certos.
Gostei muito da discussão.
Beijos a todos!!
Oi, Valéria. Tudo Bem? Sou professora de português de uma escola estadual do interior de São Paulo e fiquei muito feliz quando vi seu livro na lista do PNLD. Foi o primeiro que escolhi da lista. Já tenho tudo planejado de como trabalharem com ele ano que vem. Eu o li quando era mais nova e nunca o esqueci.
ResponderExcluirLi esse seu livro ainda na época de colegio (me formei a 10 anos!)
ResponderExcluirsensacional e já era adotado por muitos professores tanto da minha unidade qto de outras escolas onde amigos meus estudavam e comentavam sobre o livro.... foi mto marcante pra mim, tanto que hoje, loooongos anos depois, resolvi fazer uma busca pra saber como e por onde andava vocÊ :)
sucesso e muita luz pra vc
feliz com essa noticia sobre a possibilidade do livro ser adotado nas escolas.
Que maravilhoso te encontrar bem e feliz, Valéria: meditando; trabalhando; influenciando positivamente muitas pessoas! É curioso que eu tenha esbarrado com o seu livro na adolescência (sua história me impressionou e sensibilizou) e hoje, anos mais tarde e lidando pessoalmente com a soroPOSITIVIDADE, te revisito como fonte de inspiração e força. Inclusive sou professor e adorei saber sobre o Mindfulness no seu dia-a-dia...vou procurar seguir nesse caminho de equilíbrio e autoconhecimento também. Um forte e carinhoso abraço!
ResponderExcluirOi, Valéria!
ResponderExcluirLi seu livro quando era adolescente, lembro-me de como marcou aquela fase da minha vida. Conheci sua história através de uma revista, quis muito ler o livro, porém não tinha tanto acesso à livrarias além de grana para comprar. Consegui emprestado com uma amiga, o livro era de sua irmã mais velha.
Hoje sou professora de literatura, ao ver o livro no catálogo de sugestões para leitura não pensei duas vezes. Começaremos 2019 conhecendo a sua história! Seria incrível conversarmos um pouco mais, queria compartilhar as futuras experiências contigo. Um grande abraço!
Obrigada a todos pelos comentários carinhosos!
ResponderExcluirE muito obrigada aos professores que estão adotando o livro pelo PNLD!
Beijos e boa sorte
Li teu livro e ele me deu bastante conhecimento sobre a doença obg.
ExcluirOlá Valéria! Terminei ontem de ler seu livro uma Advogada que trabalha comigo (sou estagiária) que me emprestou, ela disse que uma professora dela que havia indicado aos alunos na época da escola. Achei maravilhoso ter sua companhia nos últimos dias e mais feliz ainda por que hoje ao pesquisar seu nome encontrei seu bloog e nos últimos comentários uma reposta com data de 05/01/2019... Que emocionante! Você me fez refletir muito e com certeza me ajudou a pensar como alguém melhor "Como seria o mundo se todas as pessoas começassem a gastar cinco minutos de seu tempo umas com as outras". Enfim, queria dizer que te acho incrível e que fiquei curiosa para saber se depois que retornou ao Brasil ainda teve contato com o Leco rs! Beijos grandes, muita saúde, paz e que Deus te abençoe sempre.
ResponderExcluirOi, Andrezza,
ExcluirObrigada por sua mensagem de carinho!
E para sanar sua curiosidade, sim mantive contato com o Leco! Ele até foi no lançamento do livro em 1997. Aí perdemos o contato por um tempo, mas depois nos "achamos" pelo Face. Rsss
esse foi o 1º livro que li, gostei , repliquei.
ResponderExcluirpor muito tempo foi o único que li rsrsr
minha filha estar lendo e gostando.
Muito bom
ola Valeria !!! li seu livro qndo era pre adolescente, nunca me esqueci .... hoje, como tantos outros dias me lembrei dele,
ResponderExcluirnunca vou esquecer da sua história. É o melhor livro da minha vida!!!!
Boa noite Valéria.
ResponderExcluirLi seu livro quando era adolescente. Hoje lembrei de você e sua história, pois tenho duas filhas. Tenha certeza que lerão seu livro.
Bom saber que está bem
Olha bom saber que está bem.
ResponderExcluirLi sua história e com certeza minhas filhas também
Li seu livro aos 16 anos e agora estou lendo novamente con 26. Amo sua escrita, amo como vc lidou na epoca com tudo. E vc nao sabe o quanto estou feliz por encontrar seu blog.
ResponderExcluirOi Valéria, sempre apareço por aqui para saber notícias suas, acompanhando os comentários rs. Enfim, estou muito feliz por saber que o livro está sendo adotado pelos professores através do PNLD. Sua história me encantou desde os meus 13 anos e sempre recomendo eles aos meus amigos e sobrinhos. Sou eternamente sua fã e não some, ta?! Bjos
ResponderExcluirOlá Valéria,
ResponderExcluirLi o seu livro em 2001 na escola, em Rio Branco/AC, e por algum motivo hoje eu me fiz a pergunta "como deve estar a Valéria hoje?"
Foi a primeira vez que li um livro onde o próprio autor narrava a sua história, e me recordo de algumas passagens, tais como a sua chegada aos EUA e o tratamento. A riqueza com a qual você descrevia os momentos fizeram me sentir "vivendo" a sua história.
Fico feliz em saber que você continua firme e ajudando os jovens a entenderem melhor a realidade.
oLá valeria eu estou fazendo um trabalho sobre vc.
ResponderExcluirBoa noite Valéria, fiquei muito feliz por seu livro ter entrado no PNLD. Amanhã começo minha viagem com aproximadamente 90 alunos nas linhas de teu livro. Ele foi meu companheiro nestas férias e aprendi muito com seu relato e tenho certeza que meus alunos irão descobrir coisas que eu jamais poderia ensinar. Obrigada Prof. Claudine Biologia
ResponderExcluirOlá Valéria
ResponderExcluirEstou aqui para dizer da alegria em conhecer sua história através do livro "Depois daquela viagem". Sua obra chegou há 2 meses na minha escola e veio junto com o nascimento do nosso Clube de Leitura. Distribuí exemplares para os estudantes, alguns leitores vorazes, outros principiantes e, na próxima semana, discutiremos e compartilharemos as sensações na leitura. Dois alunos, que nada nunca tinham lido, vieram falar comigo, poucos dias após começarem a leitura, para dizer que não conseguiam parar. Já leram todo a essa altura. Obrigada por compartilhar sua história, por fazer germinar o gosto pela leitura nesses estudantes!
Semana que vem iremos fazer uma bela foto com o livro, após a roda de conversa. Seria lindo poder marcá-la em nossa postagem no Instagram ou Facebook. Poderia informar sua conta real, oficial?
Ah, somos de Itabuna, interior da Bahia, do Complexo Integrado de Educação de Itabuna, CIEI. E sou professora de Linguagens.
Boa tarde Valéria! Tudo bem com você? Sou a professora Rafaelly de literatura e língua portuguesa, da E.E.M.Virgílio Távora, em Barbalha no interior do Ceará. eu e os professores da área escolhemos o seu livro no PNLD de 2018, mas só agora, depois das férias os livros chegaram. No entanto, as aulas mal começaram e a maioria dos alunos já leram e estão super envolvidos com as temáticas abordadas. Criamos até um projeto interdisciplinar com a professora de biologia que inclui parcerias com a secretária de saúde do município, peças teatrais, rodas de conversa, debates e produções textuais e poéticas. A escola possui cerca de 300 exemplares do seu livro e assim todos podem ler em igualdade de tempo o mesmo livro, o que antes não era possível, já que o PNLD consistia apenas na escolha do livro didático. Como professora de literatura e em parte, uma dos principais profissionais voltados ao incentivo da leitura, considero o fato uma grande conquista para a educação. Para tanto, gostaria de saber se não poderia nos conceder uma vídeo conferência para uma conversa com os alunos. Sei que você é uma pessoa muito ocupada e que não mora no Brasil, mas se puder nos dá alguns minutos, eu agradeço imensamente, em nome de todos os meus mais de 300 alunos dos 2º anos. Um forte abraço, Rafaelly Carneiro.
ResponderExcluirOi, Valéria. Meu nome é Silvia e sou professora no interior de São Paulo. Conhecia o "Depois daquela viagem " há bastante tempo e fiquei muito feliz quando me deparei com ele na lista do PNLD literário. Estou lendo com uma turma de primeiro ano do ensino médio. Tem sido uma vivência incrível! Há bastante tempo não lia algo com meus alunos que gerasse tanta reflexão! Vc poderia, por favor, conversar uns minutinhos com eles? Aguardo e obrigada.
ResponderExcluirOi, Valéria. Meu nome é Silvia e sou professora no interior de São Paulo. Conhecia o "Depois daquela viagem " há bastante tempo e fiquei muito feliz quando me deparei com ele na lista do PNLD literário. Estou lendo com uma turma de primeiro ano do ensino médio. Tem sido uma vivência incrível! Há bastante tempo não lia algo com meus alunos que gerasse tanta reflexão! Vc poderia, por favor, conversar uns minutinhos com eles? Aguardo e obrigada.
ResponderExcluirOlá, Valéria! Escolhi seu livro o ano passado ... Neste ano o livro chegou, não conhecia sua história, meus alunos do 1 ano do ensino médio estão lendo, acabei de ler hoje e gostei muito!!
ResponderExcluirOs alunos também estão gostando muito, tem até alguns que nunca leram um livro na vida e disseram que estão lendo porque esse livro é bom!! Fiquei até impressionada...rsrs
Mas realmente é muito bom!! Parabéns pelo seu trabalho e suas conquistas, principalmente pela conquista de continuar vivendo!!!Que Deus continue te dando forças e saúde! Beijo.
Que de mais saber que tantos alunos estão lendo meu livro por meio do PNLD!!!
ResponderExcluirBeijos a todos!!!
gostei do seu livro nota 1000...
ResponderExcluirOi, Valéria!Sou professora de Língua portuguesa. Seu livro foi adotado na nossa escola. Nossos alunos no Liceu Alfredo Almeida Machado, de Quixeramobim- CE estão lendo seu livro e estão gostando muito, eles de identificaram bastante e está sendo uma leitura significativa em todos os aspectos. Eles gostariam de saber como você está, o que faz? Abraços
ResponderExcluirProfessora Samara Paulino
Que demais, Pro Samara!!!
ExcluirFico muito feliz em saber que estão lendo meu livro no Ceará!!
Estou, bem obrigada. A vida segue. Nesses dias estou curtindo a visita de meu sobrinho aqui em São Paulo.
Obrigada pelo carinho e grande abraço a todos os alunos e professores do Liceu Alfredo Almeida Machado.