6 de out de 2009

Um blog e meus quipus


Tomara que no meu horóscopo de hoje estrelas e planetas anunciem: Dia propício à criação. Pois eis que surge mais um blog no cosmos virtual. E justo o meu. Eu que nunca tive paciência de lê-los. E que até me irrito quando fulano enche a boca e professa: “Porque no meu blog...” “Isso ta lá, escrevi no meu blog.” “Você ainda não tem um blog?!!”

Tanta pompa para uma palavrinha de quatro letras que até bem pouco tempo nem existia. Mas na velocidade em que surgem não me espantaria se logo todo indivíduo fosse obrigado a ter um. Como um RG. E mais do que isso, seu blog faria parte integrante de sua personalidade. E surgiria a blogmancia anunciando: “Descubra seu futuro pelos traços de seu blog”.

E o espaço onde se encontram? Onde fica esse raio de mundo virtual? Em que dimensão é isso? É infinito? Ou vai saturar como a cidade de São Paulo? E quando os computadores estão desligados e ninguém está acessando os pobrezinhos? Eles ficam vagando na virtualidade como almas penadas?

Ah, os livros... Tão mais simples. Bem aqui na minha estante. Só pegar, deitar no sofá e ler avançando as páginas da direita para a esquerda. Deliciando, além das palavras, a espessura do papel, seu cheiro. Tudo bem, essa convenção não é absoluta. Na época dos astecas os livros sagrados, os códices, eram confeccionados com fina pele de veado ou papel de casca de árvore de figueira brava. E eram dobrados em forma de biombo.

Já os incas usavam os quipus, um sistema de comunicação feito com cordões de lã de alpaca, lhama ou de algodão. Neles os símbolos e números eram representados por diferentes cores e tipos de nós. O jeito como as cordas eram ligadas, o posicionamento e os espaços entre cordões e nós também tinham significados. E assim os povos dos Andes iam registrando as informações importantes para sua cultura e civilização.

Mas daí a eu ter de ler um texto que não posso tatear, que tenho de subir a página para avançar e onde os primeiros capítulos ficam no final... Já é de mais. Sabe o cara que pisou pela primeira vez na lua? Sou eu postando essa crônica. Escolhendo o design da página, as cores, fotos... Se alguém vai me ler? (Socorro! Já estou falando em blog na primeira pessoa!) Terei seguidores, bisbilhoteiros, opositores?

Edson Cruz (meu professor de webescrita no curso de pós-graduação em Criação Literária) e minha tia Dete (jornalista e escritora), vocês não venceram! Por hora me considerem apenas convencida. Uma trégua a esse mundo insólito. Se eu mergulharei nessa aventura, ou deletarei esse projeto de criação, só Deus e os internautas ficarão sabendo.

(Illustração de Felipe Guaman Poma de Ayala sobre quipus, publicada no Primer Nueva coronica y buen gobierno em 1615)

100 comentários:

  1. Valéria,
    Que honra poder ser a primeira a comentar! Seu blog está lindo. Não delete não. Pense nele como um outro processo de criação, diferente dos livros e com uma filosofia diferente também. Com o seu blog, você poderá ser lida por leitores de outros países, outras paradas, outras faixas etárias. Claro, terá seguidores, gente elogiando ou criticando. Ficará mais exposta. Em compensação, se forçará a escrever mais. E tenho certeza de que escreverá coisas maravilhosas…
    Não podemos voltar ao passado e nos comunicar com cordões de lã feito os incas. Mas, escrevendo para blogs ou para livros, podemos sempre enredar os leitores na teia das nossas histórias e carregá-los para um mundo mágico cheio de imaginação.
    Bem-vinda ao mundo dos blogueiros. As palavras escritas, seja no papel ou na internete, têm muita força. Continue usando-as com sabedoria e talento, como você sabe fazer tão bem.
    Bjs,
    Dete

    ResponderExcluir
  2. valeria, adorei ,ri muito qdo escrevestes que nao gostas de blog. Parabens e continue escrevendo, esta lindo demais

    ResponderExcluir
  3. Valéria,uma vez,vc me escreveu para eu não me comportar como mãe de miss.Bem,faço o possível,mas é impossívelnão achar lindo tudo que vc escreve.Parece que estou vendo vc falar.
    Sucesso no seu blog

    ResponderExcluir
  4. Três vivas a Tia Dete e a civilização Inca!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahe, coragem garota! Gostei do visual e do texto de abertura, mesmo que reticente. E, como me alertou um amigo quando abri o meu, cuidado, isso vicia! Seja bem vinda, flor.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Valéria
    Não sou "a internauta", mas a partir de hoje, estarei sempre acessando o "seu" blog para ver o que há de novo. Adoro a sua fina ironia e o seu senso de humor! Se não for a internete, que outra maneira existe que lhe permita fazer chegar tão rapidamente até os seus fãs os seus deliciosos textos? Pombo-correio? Bjs.

    ResponderExcluir
  7. PARABENS E SUCESSO PARA VC. BJS. LALÁ RIBEIRO

    ResponderExcluir
  8. e aí filhote ,só vc mesma pra me fazer entrar aqui .ficou legal ,parabens beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Valéria, li seu livro quando tinha +/- 14 anos...Me apaixonei e hoje com 22 sou uma grande fã!!! Procurando na internet para sabe como você estava achei o seu blog...Espero que não delete, é um meio de todos os seus fãs saberem por onde você anda!!!
    Beijos...Boa sorte!!!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  10. Valéria, eu sei que tu não deve ter muito tempo para responder e devem ser tantos fãns que não tem como responder a todos.Mas tu não sabe o quanto eu te amo e o quando eu amo teu livro.Quero muito te conhecer, esse é meu maior sonho.Já li muitas vezes teu livro e tu deves pensar que este te amo e gosto muito do teu livro é meio normal, mas se tu soubesse o que eu sinto por ti.. o que eu sinto pelo seu livro..
    Eu queria um email pra poder conversar contigo ou alguma coisa.
    Eu queria Muito isso, porfavor. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. valéria! terminei de ler seu livro ontem..ameei! sou sua fã!faz um e-mail pra poder conversar com a gente! a gente num conta pra ninguem!

    ResponderExcluir
  12. oLá Valeria... fico feliz em saber que vc está bem!!! saiba que sou sua fâ... já perdi as contas de quantas vezes li o seu livro depois daquela viagem! tenho muita curiosidade em saber se vc tem contato com os seus amigos que vc citou no seu livro!!! um abraço... e sucesso!!!
    beijos... danicolci@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Val (acostumei a te citar assim ^^)
    So keria dizer q por 1º vez li o teu livro "depois daquela viajem" e amei cada palavrinha do livro e cada momento da tua historia. Chorei, ri (muito) e saiba q vc tem mais uma super fã! Te adoro, sussesso e...saude!

    ResponderExcluir
  14. oq vc tem sobre os quipus?
    rafaelobao97@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olha Valéria eu quero te elogiar pelo seu livro...DEPOIS DAQUELA VIAGEM... eu ainda estou lendo, mas a cada pagina que leio não consigo mais parar, quando chega a hr de dormir eu abro a cortina para fikar mais claro e leio seu livro ate dormir...Você é uma grande mulher...aprendeu a viver com essa doença, a se relacionar com outras pessoas mas sempre evitando complicações para seu parceiro...sou sua grande admiradora...Se lhe conhecesse pessoalmente seriamos grandes amigas, levo seu livro como exemplo de vida, e naquele tempo acho ridiculo as pessoas terem preconceitos com ese tipo de pessoas, Meu nome é Rafaella tenho 12 anos, e apartir do seu livro me tornei outra pessoa.
    Beijos
    msn: rafaella_lessa@hotmail.com
    Se quiser me adicionar no msn fikarei grata...

    ResponderExcluir
  16. Ola..sou eu de novo...
    Desculpa a indelicadesa mais queria sabes com quantos anos vc está agra..?
    Você ainda tem contato com seu amigos?
    Você esta casada?
    O seu grande sonho foi fazer teatro, você ja teve a oportunidade?
    Beijoos de sua grande admiradora.se você tiver MSN por favor me aiciona
    rafaella_lessa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Valéria , seu livro é lindo *-----*
    li uma vez na biblioteca da escola, e depois não achei mais, fiquei o ano inteiro feito uma louca procurando pra ler de novo, todo santo dia eu ia lá e vasculhava tudo, perguntava a ''tia'' e continuava sem acha-lo , daai um dia fui lá por acaso eu tava quase desistindi de procurar seu livro, ai a ''tia'' disse : Damaris, o livro que você quer é ''depois daquela viagem'' ? ai eu quase sai de mim de tanta alegria qdo o vi nas mãos dela, -Tia que felicidade. ai que bom , nossa eu amo esse livro !e amo mesmo é um dos melhores que já li, gosto do jeito que você escreve,você é muito boa, mesmoo, parece que já nasceu escrevendo e criando historias lindas .seu livro me trouxe uma grande paz na primeira vz que o li . e da segunda parece que ele faz parte de mim,é uma sensação estranha quando o leio, sabe, parece que eu tô ali do seu lado, te ouvindo,contar tudo! magnifico.um beijo e nunca ,nunca mesmo pare de escrever e dar alegria aos outros , você tem um dom maravilhoso ! (ah e como o ''doctor'' Gust te disse :contine sorrindo você tem um sorriso lindo !)
    Damaris .

    ResponderExcluir
  18. Adorey seu blog, e também li o seu livro depois daquela viagem ! Achei muito interessante. Pra mim ainda que apenas tenho 14 aninhos, ele é otimo e cosietinza sobre o uso de camisinha é muito imporatante ! Eu gostaria de saber como está sua vida hoje em dia ? Claro se você puder me falar ! Percebi no livro que você tinha amigos que gotavam realmente de você mais você era uma adolescente muito birrente ! Até nos piores momentos você comentava com irônia que acabava sendo engraçado !


    Beejo te desejo muita sorte e felicidades !

    ResponderExcluir
  19. Olá, Valéria.
    Estou apaixonada pela sua história. Acabei de ler "Depois daquela viagem". Vamos trabalhar seu livro ano que vem aqui onde leciono. Pessoas como você nos inspiram. Obrigada por compartilhar conosco a sua vida. Um beijo!
    Vivian

    ResponderExcluir
  20. VELHOOOOOOOO, acabei de ler seu livro DEPOIS DAQUELA VIAJEM. só que, quando eu terminei, me deu uma vontade de sair lendo tudo de novo... estou MUITO ENCANTAADA! MUITO MESMO.
    PARABÉNS! Muito bonito compartilhar sua vida.. adorei mesmo...
    Espero ler mais livros seus! hehehe...
    gostei mesmo.
    Um beijo, se cuida!

    ResponderExcluir
  21. Oii Valeria li o seu livro DEPOIS DAQUELA VIAGEM, nossa ele é muito legal li em apenas em 3 dias nao consiguia parar de ler... Uma das melhores parte que eu achei foi perto do final aonde ele ate me fez chorar.
    Espero que assim como vc muitas pessoas pode viver uma vida normal, sem preconceitos de si propria ...
    Desejo a vocÊ toda a felicidade do mundo e em relaçao a seu primeiro namorado que ele so fique nos livro e vc possa esquecer o mal que ele fez pra vc !!

    ResponderExcluir
  22. li seu livro agora aos 36 anos e adorei ganhei ja usado daa minha tia ,mas bem conservado assim quero sempre mantelo

    ResponderExcluir
  23. Ei Valeria, tenho 24 anos sou sua fã desde os 13 anos, sou louca pelo livro "Depois daquela viagem" leio pelo menos 2 vezes ao ano. Sempre me emociono. Espero que esteja tudo bem com voce, esses dias vi o seu Video na novela, nuss nem acreditei que era voce. Desejo muita paz, saude, alegria, e muito, mas muitos anos de vida para voce. Que a sua experiencia sirva de exemplo para muitas pessoas. Mil bjos e um Feliz 2010!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá Valéria, eu tenho 15 anos e li seu livro "Depois daquela viagem" há alguns dias. Nossa! eu adorei seu livro! é emocionante! ja virou um dos meus preferidos! li em apenas um dia.tenho certeza que o seu livro ajudou e ainda está ajudando muito a sociedade a parar de ter preconceito e enxergar o ser humano como ele realmente é. Bjoss e tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  25. Acho incrível como uma autora como você tem um alcance tão grande! Sou de Manaus e há uns dois anos li seu livro, depois daquela viagem. Muito bom, me surpreendi, porque mesmo depois de algum tempo ele consegue ser contemporâneo!

    sucesso na vida!

    ResponderExcluir
  26. denicamdi@hotmail.com.br12 de jan de 2010 09:28:00

    Você, VALÈRIA, semeou um pensamento e colheu uma ação,
    semeou uma ação e criou um habito,
    semeou um hábito e colheu um carater,
    semeou um carater e colheu um destino
    O destino de ser admirada por nós corumbaenses
    ETERNAMENTE

    Denise Campos (mãe de Thierre)

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite Valêria,(rs)....
    Meu nome é Wanessa, tenho 23 anos, acabei de ler seu livro "Depois daquela viagem", adorei o livro e abomino qq tipo de preconceito, acredito que por isso talvez o livro mexeu tanto comigo.
    Gostaria de te disser que eu te admiro muito desde o momento em que comecei a ler o seu livro, o tempo todo tive vontade de digitar seu nome no Google para saber o que tinha acontecido com vc principalmente nos últimos capítulos onde vc narra sua passagem pelo hospital, mas ainda bem que não fiz isso pois essa ansiedade só me fez gostar mais de vc. Estudo psicologia estou no quarto ano e penso em fazer meu tcc falando a respeito de tabus associados a doenças crônicas e sua ligação com a morte, não sei onde conseguir seu contato mais acredito que assistir a uma palestra sua e principalmente às reações que provavelmente elas causam ao público acredito que seria de grande valia para minhas pesquisas....
    Não tenho palavras para descrever o quanto vc é evoluída e maravilhosa e que com certeza vc sabe perfeitamente cumprir com sua "possível" missão na Terra...
    Parabéns por ser quem vc é, por ter escrito esse livro excelente e por continuar esclarecendo as pessoas leigas...

    Obrigada!!!!

    Carpe diem a todos nós...

    ResponderExcluir
  28. Olá!! Confesso que nem sei direito o que escrever diante da emoção de ver tudo o que conquistou na sua vida!
    Conheci a sua história através do livro "Depois daquela viagem" indicado por um professor em uma conversa informal recentemente, pra ser mais exata segunda feira dia 25/01/2010. Li ele em apenas dois dias e assim que acabei comecei a ler de novo, e ele está aqui dentro da minha bolsa aguardando até que eu entre no ônibus pra abri-lo novamente.
    É incrível, sua história é tão envolvente que estou me sentindo parte dela, pode ser uma viagem minha (assim como as suas) mas nossa é impossível descrever o que estou sentindo agora, uma sensação fantástica!!
    Como é bom te ver assim bem, eu que fiquei imaginado todas as cenas do livro na minha cabeça, imaginado o que teria acontecido com vc depois do final do livro, enfim essas curiosidades que nós seres humanos temos.
    Olha, falando em vestibular prestei o meu primeiro no ano passado e pra minha felicidade passei, sabe onde? Te dou uma chance! Acredito que tenha acertado: Puc, e só por curiosidade: todas as minhas amigas estão estudando lá fui a última a entrar mas entrei e começo as aulas em fevereiro. Vou fazer psicologia!!!

    Nossa, imagino como sua vida deve ser corrida, mas sabe gostaria muito de saber mais a respeito das suas vitórias. Eu quero trabalhar com jovens que estão em estado de vulnerabilidade, que vivem em comunidades carentes sem nem um pouco de expectativas pro futuro. Vc pode ter certeza que qdo eu estiver lá realizando esse sonho irei falar de vc, sempre porque a sua história tem que ser passada adiante a alcançar o maior número de pessoas possíveis, se pelo menos uma delas se tocar com a sua história de vida e passar a viver com mais determinação, força e confiança de se é capaz , veremos uma grande mudança na nossa sociedade.
    Acho que já escrevi demais, uma ultima pergunta: onde posso me informar das datas de suas palestras e local?

    Não sei se terá tempo de me responder, mas deixarei aqui o meu e-mail: drybarcelos@hotmail.com

    Até!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Olá Valéria, sou professora de língua portuuesa e adotei o seu livro para atividades em sala. os meus alunos estão encantados com o seu relato de vida e pela força que tem. o que eles mais desejam é poder se comunicar com vc. Gostaria muito que isso acontecesse, pois complementaria as atividades e os envolveria ainda mais para a leitura do livro. Se pudesse gostaria que mandasse um e-mail a eles, dou aula na Rede Sesi de Educação de Brasília. São alunos da oitava série. Deixo o meu e-mail caso seja possível fazer isso por eles.

    adriana.vcardoso@gmail. com

    ResponderExcluir
  30. VALÉRIA...
    TERMINEI DE LER SEU PRIMEIRO LIVRO HOJE, E O QUE EU POSSO DIZER É QUE ME ENSINOU MUITO, SOU ENFERMEIRA E POSSO IMAGINAR COMO VC SOFREU, COM OS MEDICOS , ENFERMEIRAS ENFIM, SEU LIVRO ME ENCANTOU POR ME FAZER RIR E CHORAR, VOU LER OS OUTROS POIS ESPERO APRENDER MAIS, MUITO OBRIGADA PELA LIÇÃO DE VIDA, QUE DEUS TE PROTEJA SEMPRE.
    PS. NAO DEIXE DE ESCREVER , POIS VC ESTARÁ AJUADANDO MUITA GENTE.

    ResponderExcluir
  31. estou lendo seu livro pela segunda veza primeira foi ha 12 anos hj com 25 fico mto feliz poe ter me deparado com ele novamente, perdi meu pais com hiv, atraves do seu relato pude entender um pouco mais doque se passava na cabeça deles...

    q Deus te abençoe, vc é um exemplo

    ResponderExcluir
  32. oi val(descupe a intimidade é q eu ja le o livro varias vezes q parece q te conheco a um tempao)eu achei seu livro otimo amei cada pagina do livro espero q um dia tenha o prazer de te conhece pessoalmente
    amei a sua garra
    beijokas
    marcela

    ResponderExcluir
  33. Oi valéria estou comentando aqui pra dizer q estou amando o seu livro, não terminei ainda estou no começo do capítulo 10, mas pelo q li até agora vc me parece uma garota muito forte, que mesmo com AIDS, mesmo com tanto preconceito e suas inseguranças vc conseguiu vencer.Ah e pelo q vi você não morreu depois de 2 meses!Se eu pudesse te conhecer pessoalmente seria uma honra!Sem-dúvida este livro irei passar para meus filhos, netos...Muito obrigado Valéria por ter nos dado tanto conteúdo e informação, por ter se aberto e contado toda a sua vida para nós!obrigado mesmo, porque se não fosse assim eu não estaria aqui digitando tudo isso!Bom, é isso um enorme beijo e que você escreva vários outros livros como esse!

    ResponderExcluir
  34. Valéria, foi muito bom ler seu livro, e saber que mesmo com muitas dificuldades temos que lutar e nunca desistir de nossos objetivos.
    O seu livro é uma lição de vida para muitas pessoas. Que você continue a escrever vários livros como esse
    Abraços.
    BSB - DF SESI ceilândia ' (:

    ResponderExcluir
  35. Oi Valéria, eu sou um estudante do SESI da oitava série e nesse ano em um projeto literário lemos o seu livro e eu gostei particularmente que apesar de tudo o que você passou na sua vida você não se deixou abalar e seguiu em frente. Para nós seres humanos o que é a vida sem ter que lutar? Nada! E você mostra isso em TODOS OS SEUS LIVROS. Parabéns!
    Guilherme Albuquerque
    Brasília-DF SESI-Ceilândia

    ResponderExcluir
  36. Ola! Valeria
    Tudo bem ? Meu nome e Jéssica Santos tenho 14 anos e moro em Brasilia . Li seu livro esse ano de 2010 .Minha Professora de lingua portuguesa adquiriu o livro DEPOIS DAQUELA VIAGEM . Comecei a ler seu livro quando completou uma semana que estava lendo fiquei muito impressionada e não queria ler porque achei que depois que eu lesse o livro acabaria sem ter o que fazer com uma conversa com uma amiga decidi ler seu livro adorei e não queria mais parar de ler ...Parabéns pelo livro é um sucesso você é uma pessoa incrivel, a sua lição de vida e muito interessante ..Abraços Jéssica Santos

    ResponderExcluir
  37. mateus e guilherme25 de mar de 2010 07:20:00

    Ola,valeria li seu livro este ano pela primeira vez e gostei mto da idéía q vc me passou sobre lutar contra o HIV.

    ResponderExcluir
  38. Olá Valéria,
    foi muito bom ter trabalhado seu livro "DEPOIS DAQUELA VIAGEM". Gostei muito , pois ele me ensinou a nunca desistir de nada, pois na hora mais dificil você não desaminou.
    Você me parece uma garota muito forte, que mesmo com AIDS, mesmo com tanto preconceito e suas inseguranças vc conseguiu vencer..

    Beijoo *-*
    BSB - DF - SESI - Ceilândia'

    ResponderExcluir
  39. Oi Valeira depois de ter lido o seu livro fiquei super contente com a linguagem jovem adotada no seu livro, nossa professora de língua portuguesa nos propos vários projetos e estamos super encantados, você é a primeira autora que eu me comunico e estou muito feliz com isso.
    meu nome é:Helton Lucas estudo no SESI na cidade de Brasília e OBRIGADO

    ResponderExcluir
  40. Alexandre e Gabriel25 de mar de 2010 07:24:00

    Olá, Valéria
    deixamos esse comentário para mostrar o quanto admiramos o seu livro que mostra a sua luta contra o vírus do HIV.
    Seu livro nos passa a idéia de nunca desistirmos de nossos sonhos, pois lutar por eles é uma das coisas mais importantes da nossa vida. O livro também nos passa uma menssagen de luta contra o preconceito de pessoas portadoras do vírus HIV bjs...
    SESI Ceilândia DF

    ResponderExcluir
  41. Vitor A. Maia,Gustavo Franciso e Túlio da silva25 de mar de 2010 07:24:00

    olá valéria estou aqui para dizer que li seu livro e adooreii, sua história passa uma boa lição de vida...
    As suas viagens sempre repletas de emoções,amizades e dificuldades que acho qúe só você poderia resolver.
    Por mais que você pussua o vírus da AIDS consegue ser feliz e viver uma vida normal enfrentando preconceitos da sociedade. Nós a 8º série do Ensino Fundamental SESI Ceilândia somos seus fãs!!! Parabéns pela sua força de vontade e determinação!!

    ResponderExcluir
  42. Valéria, gostamos muito do seu livro ! É um livro que expressa a realidade dos dias de hoje. Com ele podemos ver que pessoas com HIV sofrem muito com preconceito, mas mesmo assim conseguem viver normalmente, e você é um exemplo vivo disso, um exeplo de superação !
    A nossa professora de Língua Portuguesa, trabalhou o seu livro com a gente, e foi um trabalho muito interessante ! Somos da 8ª série, do Centro de Ensino Fundamental Sesi de Ceilândia.

    Brasilia - DF '

    ResponderExcluir
  43. Amanda Cristina *-*25 de mar de 2010 07:27:00

    Olá Váleria !
    Meu nome é Amanda Cristina Moreira Vasconcelos , tenho 15 anos e moro em Brasília !
    Bom estou aqui pra falar que gostei muito do seu livro,pois é uma história real onde podemos tirar uma linda lição de vida !
    E esse livro mostra que podemos viver até mesmo com HIV ou qualquer outra doenças !
    Pois podemos ser felizes até mesmo com elas !
    Parabéns pelo livro ! É uma história emocionante *-* !
    SESI - Ceilândia - Brasília - DF ! ^^

    ResponderExcluir
  44. Oi Valéria,
    gostei muito de ler seu livro ( DEPOIS DAQUELA VIAJEM ), aprendi que AIDS não é sinônimo de morte, que é possível viver com o vírus e acaba sendo uma lição de vida pra muitos.
    Acredito que se Deus colocou isso na sua vida foi porque ele sabia que você era capaz de enfrentar tudo de cabeça erguida e nunca desistir!
    Você é uma guerreira e merece tudo de melhor.
    Trabalhar com o seu livro me ajudou a ver a vida de outra forma.. que temos que aprender a dar valor nas coisas mais simples da vida e que se não fossem as dificuldades não existiria prazer em viver !
    Parabéns e continue escrevendo livros maravilhosos como esse.
    Beijos. Carol
    BRASILIA/DF - SESI CEILÂNDIA

    ResponderExcluir
  45. Thamires Avelar *.*25 de mar de 2010 07:28:00

    Valéria, amei seu livro, Depois daquela viagem, é uma super lição de vida,li esse ano, eu pensava que era apenas um livro qualquer de se ler, mas na primeira semana que eu começei a ler eu mudei esse pensamento bobo. Seu livro traz muita informação da qual eu não sabia.
    Muito obrigado por se abrir com todos os leitores, isso é muito díficil para algumas pessoas, fico muito feliz por ter lido seu livro. Entre os que os livros que eu li esse foi o melhor *.*.
    Bom isso que eu queria dizer :D
    um beijo grandão e muito, muito sucesso !
    SESI Ceilândia- DF.

    ResponderExcluir
  46. Olá Valéria sou Renato em tenho 13 anos,achei muito legal ler o seu livro e trabalhar com ele,é uma história muito interessánte e fácil de se entender por ter uma linguagem bem comun entre os jovens da nossa idade.Gostei muito da sua força de vontade e acho q vc é uma mulher muito forte.
    Beijoo

    ResponderExcluir
  47. Vinícius, Igor e Kennedy25 de mar de 2010 07:32:00

    Oi Valéria somos três alunos da rede de ensino fundamental do SESI de Ceilândia-DF estamos na 8°série, nós gostamos bastante do seu livro(Depois Daquela Viagem)e que ele nos ensinou bastante sobre o seu modo de viver.

    Queriamos te desejar felicidades e que você continue dando um bom exemplo para nós jovens, não só os jovem como os adultos.

    ResponderExcluir
  48. OII Valeria!
    Gostamos muito do seu livro,
    a cada página um novo conhecimento mais importante que a outro!!
    Você é um grande exemplo de pessoa VITORIOSA.
    Pois trabalhamos o seu livro esse ano e aprendemos que podemos viver sem preconceito!

    Somos do 9º ANO DO SESI-DF

    ResponderExcluir
  49. Bruno Almeida e Caio Vinicius25 de mar de 2010 07:35:00

    Oi Valéria.
    Somos dois alunos da 8ª série e nesse ano lemos o livro, a pedido de nossa professora de lingua portuguesa. Que acertou na escolha do livro, toda trajetória da sua história foi fantástica e um grande exemplo para a sociedade, através de seu trabalho foi possível conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção e da superação. Você também nos ensinou de que é possível viver com a AIDS e que ela não é um sinônimo de morte. E de que sob qualquer circunstância podemos contar com nossa família.
    Obrigado!
    SESI Ceilândia- DF

    ResponderExcluir
  50. Oiii Valéria.
    Sou um dos alunos do SESI Ceilandia do 8° serie neste ano. Temos que ler 2 livros a cada trimestre e o seu foi o primeiro. Ja li vários clássicos da literatura brasileira e na minha opinião seu livro foi o que me mais comoveu por ser uma história meio triste e de uma vida feliz de SUPERAÇÃO de preconceitos, Superação por ter sido feliz, mesmo que toda a situação te colocasse pra baixo. Seja ainda mais, muiiiito feliz como vc eh.
    Obrigado
    SESI-BSB-Ceilandia'

    ResponderExcluir
  51. Vítor Afonso e Andressa Cortez ..25 de mar de 2010 07:38:00

    Valéria, temos uma mensagem para ti ...
    A vida é uma caixinha de surpresas, é mais do que um desafio... é preciso saber viver para vencer todas as dificuldades.... te admiramos muito por ser mais forte do que o destino doloroso ocasionado por uma pequena falta de informação. Na vida precisamos ficar por um fio para dar valor no que temos e principalmente esinar quem não valoriza... A VIDA.

    BRASILIA/DF - SESI Ceilândia .

    ResponderExcluir
  52. Olá Valéria, meu nome é Aline, li seu livro "Depois Daquela Viagem" e adorei a história, pois retrata uma história verídica que nos ensina a viver da melhor forma: ao lado das pessoas que a gente ama!

    Muito obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  53. eu gostei mto do seu livro e espero q vc faça uma palestra para a gente no SESI de ceilandia obg!!!
    bjs!!!*_*

    ResponderExcluir
  54. oi valeria me enspirei em seu blog parafazer o meu blog qeu ainda nao terminei, en fim adorei seu blog

    ResponderExcluir
  55. oi valeria adorei seu blog e fis o meu proprio blog que é o:www.kart231.blogspot.com mais moito obrigado.

    ResponderExcluir
  56. Valeria, eu li seu livro, "Depois daquela viajem" á me encantei com você *-* , parabéns, por ser esta mulher maravilhosa, que Deus te Abençoe sempre, ass: Monique - Rondonia - joanadarc_13brasil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Gladys dice:

    valeria!
    muito obrigado para as lições que você pare de utilizar o livro que eu gostaria de ouvir de você ... levanta várias questões que eu tenho certeza que você pode resolver .... Deus te abençoe grandemente! Deixo-vos a minha conta do hotmail, e espero receber a resposta de vocês. obrigado. lapeke_20071340@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. meu nome é adrielle, tenho 19 anos tembém sou escritora, lí o seu livro e amei,é bastante importante ter este tipo de ferramenta nos diálogos hoje em dia.
    meu grande sonho é conhecê-la.

    ResponderExcluir
  59. valeria sou sua fã,nunca tive uma adimiração assim tão grande por uma pessoa que eu não conheço mais por você não sei , e eu prometi pra mim mesma que um dia eu irei te conhecer , conversar com vc e te da um abraço. afinal de contas nada é impossivel se você acredita , torço muito por você ! te adicionei no orkut .
    beijos , sua fã Rebeca

    ResponderExcluir
  60. Rebecca disse :

    Valéria , acabei de ler seu livro , achei muito bom . Ele está sendo usado na minha escola , e vou fazer um trabalho sobre ele . Achei muito interessante sua história e muito divertida também . Achei uma história de superação incrível . Meus parabéns e continue com esse sucesso . Beijos de mais uma fã , Rebecca

    ResponderExcluir
  61. Valéria,acabei de ler seu livro 'Depois Daquela Viagem' e achei muito bacana,mim adiciona no orkut,já te mandei o convite!bjus...

    ResponderExcluir
  62. Nossa quando terminei de ler seu livro "Depois daquela viagem", tive uma visão totalmente diferente do que era a AIDS e como se vive com ela, passei a emprestar o livro p/ todo mundo, pois eu queria que todos soubessem de você...pela sua história e também por ter o mesmo nome que eu (Valéria)! Te admiro por ser forte, e reverter a situação p/ um lado que pode e ajuda muitas pessoas...te adoro, beijos!

    ResponderExcluir
  63. Oi Valéria !
    É com muito prazer, que venho lhe dar
    os parabéns, por ser esta mulher com uma força invejável. Li um de seus livros " Depois daquela viagem" e me emocionei muito ao lê-lo.
    Parabéns e que Deus abençoe você sempre !!!
    Magda, Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  64. Ei Valéria!
    Nossa comecei ontem a ler seu livro "Depois daquela viagem" e não consegui desgrudar nem um segundo dele... Hoje Terminei!
    Com certeza ele será guardado em uma estante repleta de livros, para que você possa brincar de Teoria dos Livros!
    Parabéns pela sua linda historia de vida... Me emocionei bastante!!
    Parabéns também pela coragem de publicar um livro contando sua historia... Te admiro muito.
    Ler seu livro me deu uma IMENSA vontade de te conhecer... Ver você escrevendo assim como um diário faz parecer que eu te conheço.. Mas sei, que se não se conhece uma Mulher como você em uma leitura, por isso a vontade de te conhecer melhor! HeHeHe
    PARABÉNS!
    Beijos,
    Olivia

    ResponderExcluir
  65. Olá, Valéria. Sou professora de Língua portuguesa na escola Pueri Domus, unidade Aldeia da Serra, e estou desenvolvendo, juntamente com uma colega, um projeto interdiscilinar com base na sua obra "Depois daquela viagem". Gostaria muito de um contato seu para saber da possibilidade de realizarmos um encontro entre você e nossos alunos. Tenho certeza de que eles adorariam mostrar a você todos os trabalhos desenvolvidos e ficaríamos muito gratificados em recebê-la para um bom pate-papo. Aguardo um retorno em meu e-mail mkzulato@ig.com.br.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  66. Valeria, tive a honra de ler seu livro quando estava na adolescência, que me auxiliou com relação a minha sexualidade, o uso da camisinha como preservativo. Hoje, como pofessora de História, tenho contato com inúmeros alunos e sempre faço referência ao seu livro "depois daquela viagem", para trabalhar o preconceito, a discriminação e em contato com a professora de ciências, resolvemos desenvolver projetos na escola para fomentarmos as discussões sobre a AIDS e minimizarmos um pouco dos absurdos que ouvimos sobre o uso da camisinha, do preconceito, da discriminação, e ficaríamos imensamente honradas com sua presença para podermos trocar idéias, debatermos sobre essa problemática. Assim esperamos seu contato no email vickmgomes@hotmail.com.br para maiores esclarecimentos. Beijos.

    ResponderExcluir
  67. oi Valéria me encantei com a sua história fiquei sabendo recentemente que vc virá á minha cidade São Luís-MA,para uma noite de autografos na feira do livro é verdade?

    ResponderExcluir
  68. Adriano
    Oi, Valéria. Li seu livro pouco tempo depois que descobri minha sorologia. Confesso que ajudou muito. Gostaria de ser como você e colocar a cara para bater. Enfrentar de vez esse preconceito que também é nosso. Sofro muito com isso e não vejo muitas soluções palpáveis. Acabo de sair de um relacionamento sorodiscordante. Estou triste por tudo que fiz. Espero que você esteja bem. Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  69. escols CEF 104 norte9 de nov de 2010 02:18:00

    Valéria,

    Nós alunos do Centro de Ensino Fundamental 104 Norte, lemos seu livro “Depois daquela viagem”,num projeto da escola, chamado Rodizio Literário.
    E realmente achamos que devemos dar mais de cinco minutos para nós mesmo,e achamos que se cada pessoa fizesse isso não teríamos um mundo cheio de DSTs,Principalmente AIDS,e essa doença se encontra mais na Africa.
    Aprendemos que ate com HIV a vida continua,e que independente de tudo,o coração ainda bombeia. Nos seres humanos sempre pensamos que o nosso problema e maior do que o dos outros e nunca paramos para pensar que tudo passa.
    Obrigado por ter decidido continuar a escrever o livro. E um grande aprendizado de vida

    Com carinho: Angellina Maria;Isabella Louise;Isamara Monteiro;Letícia Boaventura;Luis Alexander;Marcus Vinícius e Thaiza Antero.

    ResponderExcluir
  70. Valéria, li o livro Depois daquela viagem, há uns 5 anos, quando tinha 13 anos. é o livro mais profundo e emocionate que já li, esse ano começei a ler novamente e recomendo todos a lerem, pq é uma lição de vida. eu lembro que lia e me emocionava, e a partir dele, resolvi ler mais sobre pessoas portadoras do HIV e admiro muito sua força de vontade :)

    ResponderExcluir
  71. Oi Valeria. Estou lendo seu livro DEPOIS DAQUELA VIAGEM e sua historia me parece ser muito inspiradora, voce conseguiu conquistar e tocar os coração das massas. Só gostaria de ter ouvido falar sobre teu livro uns 10, 5 anos atras digamos assim. Mas tudo bem, DEUS sabe o que faz. Antes tarde do que nunca. Seria uma honra poder te conhecer um dia, queria ter metade da força de vontade que voce teve. Me refiro a tudo nessa vida, trabalho, estudo, auto confiança, luta contra o HIV etc. Bem, abaixo segue meu e-mail, radharanigor@hotmail.com caso queira manter um contado, FELIZ 2011, te desejo SAUDE e TUDO DE BOM. bjs

    ResponderExcluir
  72. Valéria,
    Eu li seu livro "Depois daquela viagem" e simplismente amei!Meus parabéns pela vitória, sabia que você fez um ótimo trabalho contando um pouco sobre você e as pessoas a sua volta. Esse livro teve como objetivo alertar jovens de diversas a idades.Você conquistou mais 1 fã.
    Me emocionei com cada momento contado no seu livro, chorei, ri,e não consigui mais parar de ler.
    Que Deus te ilumine e te traga muita saúde, paz e prosperidade. Acredite...É Deus que manda esses anjinhos para perto de você :)

    Ass : Andressa

    ResponderExcluir
  73. Olá Valeria

    amo seus livro, e o livro DEPOIS DAQUELA VIAGEM
    é realmente uma lição de vida, eu queria poder mostrar pra todo mundo que todos conseguem superar!
    é realmente emocionante,você está de parabéns!
    que sua vida seja repleta de coisas boas, pois você merece!
    tudo de bom sempre
    bjs Maria Luísa!

    ResponderExcluir
  74. Olá Valeria adorei seus livros já li todos e não deixo de me surpreender e de me emocionar com você.
    Gostaria de me corresponder de uma forma direta com você, teria como?
    Gostaria de trocar experiencias com, pois durante 4 anos durante minha adolescencia sua voluntaria e dava palestra sobre DSTS/AIDS nas escolas em minha cidade.
    obrigado mesmo por ser essa escritora maravilhosa e por ter aceitado ser minha amiga.

    ResponderExcluir
  75. Oi Valéria,meu nome é Victoria,tenho 16 anos e resolvi ler seu livro "Depois daquela viagem" depois que uma amiga me contou sobre ele, queria te dizer que fiquei muito feliz quando saí te procurando pela internet e descobri que você estava bem e até tinha um blog! Quando li a última pagina do seu livro chorei bastante só de pensar que você já pudesse ter morrido.Seu livro foi um dos que mais me marcou na minha vida,o outro foi "Feliz ano velho" do Marcelo Rubens Paiva, depois de me apaixonar pela vida e pela trajetoria dele, o procurei por todas as partes da internet mas ele nao me respondeu,de qualquer forma fiquei muito feliz em saber que ele estava bem,assim como você.Você é uma pessoa maravilhosa,dessas que aprenderam com a vida e se tornaram mais fortes depois de passar muitos apertos.Queria que você soubesse também que se eu pudesse eu te colocaria dentro do meu coração a cada momento que te vi passar aperto dentro daquele livro.Eu queria muito que você me respondesse ou que eu encontrasse um jeito de conversar com você,você não imagina o quanto faria diferença na minha vida.Você se casou?Teve filhos?E o Leco?Nossa Valéria,eu não tenho nem o que te dizer..VOCE É UMA PESSOA LINDA e sem nem te conhecer ja gosto pra caramba de você.Apesar de nova,moro sozinha em Belo Horizonte pra estudar e me acho bem parecida com você ,estou sempre procurando me encontrar,ser feliz e agora que estou descobrindo quem sou ..seu livro me ajudou a saber mais até sobre eu mesma.Vou mandar pra você todas as energias positivas que eu puder pra que você seja muito feliz ,te desejo tudo de bom assim como se fosse uma parente minha ,uma amiga ,ou alguém que eu amo muito.Tudo de bom, espero resposta e pode deixar que vou procurar outras maneiras de falar com você. mil beijos!

    ResponderExcluir
  76. OLA Valéria , tenho 14 anos e estou lendo seu livro, "depois daquela viagem" nas aulas de leitura com minha professora Cintia , ela comentou sobre seu blog , e que havia dado a idéia de uma entrevista virtual através de um e-mail , ja que você não poderá vim ao Brasil, certo ? a cada aula e a cada capítulo, ficamos mais anciosos para saber qual sera o final do livro , sua história é realmente muito interessante, mostra a verdadeira realidade na qual vivemos ; ja estamos na metade do livro, na parte em que você sai com sua amiga Jamaicana . Bom Valéria , nossa professora está fazendo um trabalho incrivel graças o seu livro e sua experiência de vida , álias sua experiência descrita ali , vai fazer com que muitos jovens descubram a verdadeira importância de uma proteção sexual e que AIDS não é um motivo para se descriminar ninguem . Obrigada .

    ResponderExcluir
  77. OLA VALERIA SOU UMA SUPER FÃ SUA, JA LI 'DEPOIS DAQUELA VIAGEM' POR 3 VEZES E TODAS AS VEZES VEJO COISAS NOVAS, JA LI OUTRO LIVRO SEU E GOSTO MUITO DO SEU TRABALHO, ANTES DE CONHECER SEUS LIVROS EU NAO GOSTAVA DE LER, DEPOIS VIREI COMPUSIVA,KKK, SEMPRE PROCUREI POR NOTICIAS SUAS MAIS NAO ACHAVA FIQUEI FELIZ POR ENCONTRAR SEU BLOG, PARA VC TER UMA IDEIA TENHO UM POSTER SEU DE QUANDO VC FOI LANÇAR O SEU PRIMEIRO LIVRO, VO GUARDAR SEMPRE, BJAOOOOOOO

    ResponderExcluir
  78. ola valeria
    meu nome e ana laura
    soude goiania-goias e estudo numa numa escola publica vi seu livro na biblioteca e me apaixonei pela sua maneira de escrever e de retratar os momentos dificil e legais de sua vida mas adorei ler depois daquela viagem.
    parabens voce uma exelente autora.

    adorei te conhecer atraves do seu livro!!!!!!!!!!!!!!
    beijos
    que sua vida seja ainda mais gloriosa...

    ResponderExcluir
  79. Ola Valeria! li o seu livro e achei maravilhoso, estou fazendo um projeto na minha escola sobre seu livro e queria convida-la para participar do nosso projeto. seria maravilhoso se a senhora pudesse comparecer, ja que a senhora é vista na sociedade com um grande exemplo se superação e eu queria repassar isto para todos da minha escola.

    ResponderExcluir
  80. Olá Valéria! meu nome é Adriana, sou do RIO, porém vivo em Brasília há 7 anos. Tenho o teu livro(Depois daquela viajem) guardado há uns anos e na terça a noite, ao olhar para as prateleiras da minha biblioteca pessoal, bati os olhos nele e pensei: é hoje. Vou ler. Terminei na tarde do dia seguinte,20/04/11. Me indetifiquei com você em vários aspectos, gostei muito da sua história e como a maioria vim correndo pra internet descobrir o seu presente! fiquei muito feliz! admiro-a por tudo, pela verdade, pelas vitórias, pela postura que merece todo o respeito. Uma grande mulher.Me arrependi de não ter lido antes...sou graduanda de Letras Inglês e amo o universo da leitura.Ler teu livro despertou em mim uma nova motivação. Um grande beijo, com carinho,
    Adriana Mendes

    ResponderExcluir
  81. Oi valeria .Acabei de ler seu livro agora mesmo .
    Poxa !!!Que força ,que coragem.
    Fiquei muito emocionada ,lia o livro e me emocionava,parecia que sentia
    voce passava uma coisa muito legal.

    Parabens mesmo .
    Que Deus possa te iluminar cada dia mais
    Abraco

    ResponderExcluir
  82. Olá Valéria.
    É um grande prazer poder falar pra você o quanto sua história me ajudou.
    Bom,li seu livro ano passado,mais não sabia como falar com você,hoje descobri,imagina ai a alegria.Sua história é muito comovente,como falei sua história me ajudou muito,antes eu nem ligava pra isso,achava uma besteira,então um dia o professor de português pediu-nos que fossemos pegar livros na biblioteca,e que depois de lermos tinhamos que fazer um resumo,responder algumas questões.Na biblioteca fiquei procurando de um lado pro outro um livro,confeço que só gosto de livros romanticos,mais enquanto pegava um desses livros,meus olhos vão de encontro ao seu,então dá pra tirar suas concluções não é mesmo?Largei aquele livro e peguei o seu,olhei,olhei,li o pequeno resumo e fiquei curiosa pra saber o que tinha acontecido com a garota de 16 anos que ttinha pego a AIDS.A curiosidade foi tanta que sai da biblioteca lendo e já não conseguia mais parar,deixei o dever de lado,fui pra casa e adivinha,lendo o livro,cheguei em casa apenas troquei de roupa e voltei a ler.Depois de ter lido o livro,fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com você,se casou?Se morreu?Fui pra lan,chegando la fiquei com medo de pesquisar e descobrir que você tinha partido(morrido),mais a curiosidade era grande e lá no fundo eu sabia que estava viva,então pesquisei e pra surpresa,até casado você tinha,fiquei tão feliz,naquela hora era como se te conhecese a muito tempo.era como se fossemos grandes amigas.
    Enfim,sou sua fã,e estou torcendo por sua felicidade.
    beijos dessa sua amiga que te admira muito e aprendeu bastante com você...Lucirene,mas pode chamar de Luci
    obs:Tem orkut ou msn?Se tiver convida lá.
    orkut:lucirene_alves11@hotmail.com
    msn:lucirene_alves11_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  83. Adorei o livro è uma experiência incrivel! não conseguia parar de ler um minuto. Muita força e continue dando esperanças a muitas pessoas que a perderam, mesmo não se tratando apenas de AIDS mas de outras sentenças de morte que nos deparamos a cada dia> Bjos Franciele

    ResponderExcluir
  84. quando lir o seu livro comecei a
    imaginar o quanto o ser humano e capaz com sua força e vontade de viver a vida deixando um rasto de exemplo na trajetoria onde nao foi nada facil renunciar o medo , a fraqueza e ate mesmo o preconceito em alguns casos .

    ResponderExcluir
  85. Amei o teu livro,é do tipo daqueles que quanto mais se lê mais tem vontade,sou tua fã!

    ResponderExcluir
  86. Você é o maximo surpriendente sua históri de vida,estou lendo seu livro:Depois daquela viajem e estou encantada e surpriendida com ele ,sua capacidade de viver é encantadora ,sua força de vontade é imcomparavel, tenho 14 anos e estou verdadeiramente encantada,um grande beijo parabéns minha ídola (beatriz sousa)

    ResponderExcluir
  87. Trabalho num centro de testagem e aconselhamento(CTA) em DST/Aids ha 7 anos, conheço sua historia ha mais de 10 anos; esse ano passei por uma experiencia jamais imaginada em minha vida,atendi no CTA meu sobrinho e foi descoberto que está contaminado com HIV... percebi ai com mais clareza que realmente acontece com qualquer pessoa, pois o mesmo sempre foi muito esclarecido, mas de repente aconteceu... Essa semana voltei a ler seu livro envolvida por forte emoção, antes com um olhar só de profissional e hoje como se fosse de forma pessoal!!! Vc é uma das pessoas que nos serve de alento e exemplo na LUTa contra a Aids.
    Alagoas.

    ResponderExcluir
  88. Nunca li um livro tão legal e interessante durmo pensando nele e acordo pensando nele
    te adimiro mulher.

    ResponderExcluir
  89. Sirley rodrigues,
    Nossa depois de ter lido seu livro vejo a vida de outra maneira, agora entendo muitas coisas que antes eu não entendia ou não fazia questão de ver, muito Obrigado por trazer para nós sua s experiencias, agora dei o livro para o meu filho de 12 anos ler, acho importante passar boas istorias para os jovenss... mil bjs

    ResponderExcluir
  90. Valéria, acabei de ouvir uma longa entrevista na rádio Jovem Pan sobre a peça "Depois daquela Viagem"no teatro SESC Consolação. Tenho uma filha adolescente e vou reservar hoje mesmo ingressos para ela e suas amigas assistirem a encenação do seu livro, leitura obrigatória para jovens de qq idade, aqui no Brasil e em qualquer lugar no planeta. Sei bem o quê é enfrentar o preconceito. Meu pai, o falecido cineasta Anselmo Duarte, de quem fui cuidador durante os seus últimos 6 anos de vida, acometido de Alzheimer, defrontou-se com essa praga do distanciamento das pessoas. Muito triste mesmo. Vou tentar imitar um pouco a sua coragem e escrever um livro sobre o Alzheimer. Parabéns por tudo. Bjs.

    ResponderExcluir
  91. Valéria, quem escreve é uma pessoa que te adimira muito, li seu livro no ano de 2006 e até hoje não esqueci. Eu tenho o mesmo: Depois Daquela Viagem, e guardo com muito cuidado na minha estante como você mesma meciona no final deste livro. Simplismente fascinante o livro! Gostaria muito poder lhe conhecer pessoalmente para vc assinar no meu livro, mas se que é quase impossível, infelismente! Enfim, desejo tudo de bom para vc, com toda sinceridade do mundo: vc foi muito importante para minha formação! Obrigada! Cimony.bernardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  92. Oi Valéria, gostaria de dizer antes tudo que eu te admiro muito, voce é um exemplo de vida a todos nós jovens.
    Li o seu livro (Depois Daquela Viagem) e achei simplesmente perfeito, possui uma linguagem clara e bem juvenil, o que facilitou, a compreensão de toda a sua história. Eu como uma jovem leitora acho que devo te agradecer por ter escrito, não só Depois Daquela Viagem mas também outros livros, que orientam de uma maneira fácil, como é importante o uso da camisinha!

    Muito Obrigado

    Carol

    ResponderExcluir
  93. hola valeria me interesa comentarte soy una chica mexicana de 13 años hace algun tiempo la maestra del instituto nos comunico que leeriamos tu libro POR QUE A MI en un principio todos nos molestamos y lo vimos como una obligacion pero capitulo a capitulo nos fuimos interesando muchisimo por tu historia.... Hace 2 dias comenze mi lectura por la mañana y sin darme cuenta al medio dia ya hiba por la mitad del libro y no podia parar de leer y creeme eso le ah pasado a la mayoria de mis compañeros y amigos realmente eres un ejemplo de vida y todos te admiramos mucho de verdad muchas gracias por publicar tu historia y permitirnos a todos conocerte.

    ResponderExcluir
  94. Muchas felicidades, por el libro, por tan linda personalidad, por compartir la experiencia! Leí su libro casi de uno, y eso que en realidad no tenía el tiempo para hacerlo, pero bueno, es uno de estos libros donde uno se siente tan identificado con el personaje principal, que dejarlo a un lado sería dejar una vida a un lado.
    Al acabarlo quise saber cómo estaba, hace tantos años que escribió el libro... Fue grande mi alegría de comprobar que no solamente se encuentra muy bien, sino que además sigue trabajando, compartiendo etc de forma tan linda. Hice el esfuerzo de ver unos videos en Youtube en Portugues, que entiendo muy a medias, por el gusto de "conocer" asi a la persona que escribió el libro.
    Muchas felicidades y siga adelante siempre

    Nele Marien, Bolivia

    ResponderExcluir
  95. Valéria, meu nome é Beatriz e eu estou a meses tentando me comunicar com você.
    Te admiro muito, li o seu livro na escola e com certeza foi o melhor livro que já li, me emocionei e me envolvi muito com a sua história. Gostaria de saber se você poderia me dar uma entrevista através de um email para eu apresentar um seminário sobre a AIDS na escola, este é o meu email - bia_bg98@hotmail.com.
    Te agradeço desde já e gostaria de te parabenizar pelo excelente trabalho!
    Tudo de bom
    Beatriz Brandão - Macaé RJ

    ResponderExcluir
  96. Oi, VaLéria, tudo bem com você? Li seu livro "Depois daquela viagem" há muitos anos e assisti a uma palestra sua aqui em Uberlândia-MG; você tinha, na época, se não me engano, 26 anos. Como professora de Literatura, adotei seu livro onde trabalho atualmente e quero saber sobre a possibilidade de você palestrar para toda nossa escola. Por favor, entre em contato pelo meu e-mail, me passando um contato seu mais direto: rosa.gondim@gmail.com (Rosana)
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  97. Valéria,
    Espero que sua avó esteja recuperada. Há menos de um mes, um sobrinho muito amado descobriu que está com HIV. Realmente o momento da descoberta é muito dolorido. Minha filha de 16 anos leu seu livro por orientação da escola e me recomendou. Sua história é linda e me ajudou muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  98. Valéria,
    Somos alunas do colégio Nossa Senhora Medianeira, situado em Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Lemos por intermédio do nosso colégio o seu livro "Depois daquela viagem", achamos um bom livro e gostaríamos de saber como anda a sua vida, se está trabalhando em algum novo livro no momento ou se tem novas ideias.

    Ps: Favor responder com urgência, admiramos seu trabalho. SOMOS SUAS FÃS!!!!!!!!! s2s2s2s2s2

    F, I e M.

    ResponderExcluir
  99. Boa noite Valéria!
    Sou professora de Língua Portuguesa e amo ler para os meus alunos. Estou lendo no momento "Depois daquela viagem" e estamos achando muito bom. E então surgiu uma pergunta: "Dona, ela é viva?" "Dona, convida ela pra vir na nossa escola!" Gostaria de saber a respeito, você poderia? Sabe comentei com eles que quando iniciei a leitura, me lembrei de uma prima minha que também tem o vírus do HIV desde 1990, e somente durante a leitura do seu livro é que tive coragem de conversar com ela, falei do seu livro a ela e vou presenteá-la com ele.
    Aguardo resposta.
    Um grande abraço!
    E-mail: teacher_sandra_rsg@yahoo.com

    ResponderExcluir