29 de set. de 2010

Um domingo de peso

Mais uma vez teremos eleições e de novo a dúvida em quem votar. Nossa política, em tantos aspectos vergonhosa, dá até medo de nos comprometermos. Quem nunca votou em alguém e se arrependeu? Quem nunca votou em branco e se sentiu de fora? Quem nunca ficou com cara de besta ao ver que um político que admirava está, agora, envolvido em corrupção e escândalos?

Mas adianta ficar em cima do muro, balançando as pernas, de braços cruzados assistindo à decisão dos outros? Não podemos nos esquecer que nosso país passou por tempos difíceis de ditadura. Um tempo onde não tínhamos nenhum direito de opinar.

Devemos, então, nos orgulhar sempre de viver numa democracia com eleições diretas. E usufruir desse direito. Claro que continuaremos a torcer para não nos decepcionarmos. E claro que temos um longo caminho a percorrer. Mas enquanto nosso povo não for suficientemente educado e politizado, não teremos grandes avanços. E enquanto nossos governantes não pararem de se preocupar só com a própria conta bancária, caminharemos, se não para trás, a passos de formigas.

Boa sorte a todos nós.

29 comentários:

  1. É Val,
    Fiz uma reflexão semelhante em meu blog. Ando muito decepcionada com tudo o que vejo. Mas abrir mão desse direito, não abro mesmo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. I don't know your language... I speak spanish, I live in Peru. I had been reading your book "¿Por qué a mi?"
    I think it's increible!!!! as soon as I finished reading the book i wanted to search about you... I am so happy because I found that you are alive
    GOOD LUCK...
    YOU ARE FANSTASTIC... NEVER GIVE UP...take care

    -Cristina Matayoshi [Perú]

    ResponderExcluir
  3. Si, Cristina, hablo español. Me encanta tu lengua y tu pais. Estudé en Cuzco hace 2 años y conosci Machu Pcchu, que é maravilhoso.
    Que bueno que te gustó mi libro.
    Abrazos a todos de Peru,
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Valéria, como vai?
    Meu nome é Denise, sou professora de Língua Portuguesa de um colégio em São Paulo e meus alunos do 9º, 1°, 2º e 3º anos estão lendo "Depois daquela viagem" neste último bimestre. Eu mesma li este livro quando aluna, em 1998 e assisti a uma palestra sua no colégio em que eu estudava (Mario de Andrade, Lapa). Gostaria de um contato seu para saber se há possibilidade de termos uma palestra sua aqui na escola. Seria excelente e os alunos amarão, com certeza. Vou te procurar nas redes socias, mas se não te achar, por favor, me responda. Meu e-mail é deniselugli@gmail.com Muito obrigada! Um abraço, Denise

    ResponderExcluir
  5. Oi Valeria, tudo bom?!

    Sempre q lembro de minha adolescencia,lembro dos livros lidos musicas ouvidas quadros apreciados.. e foi nestes momentos de nostalgia q lembrei-me de dEPOIS daquela Viagem...

    Boa Sorte Sempre.!

    ResponderExcluir
  6. Valéeeria!!! *-* Boom, eu nem tenho blog, por isso estou postando anônimo! Mas me chamo Natália e tenho 15 anos, moro em Guarapari, ES! Ja li seu livro "Depois daquela viagem" e adoreeeeei! Hoje terminei ele pela segunda vez e resolvi te procurar pra saber como vc está! ;]
    Você é um exemplo pra muita gente!
    Gostaria de saber como vai o Lucas, voce perdeu mesmo o contato com ele?! =/
    Espero uma resposta! Gosto muito de você =))))
    Beeeeijos
    Natália

    ResponderExcluir
  7. Olá Val, tudo bom??

    Ontem minha irmã chegou lá em casa com seu livro (Depois daquela viagem) e eu não consegui parar de ler enquanto não soube o final da história (ontem mesmo).
    A maneira como você escreve é muito contagiante, apesar de ter várias partes tristes na grande maioria você conseguiu transpor com muito bom humor tornando a leitura agradável (me lembra muito uma grande amiga que tenho).
    Seu livro foi um choque de realidade, conseguiu me mostrar que nunca devemos desistir da vida nem dos nossos conceitos. Admirei muito a sua firmeza em relação ao seu tratamento, de como os médicos deveriam lhe tratar.
    Me identifiquei muito com a parte de ir morar fora do Brasil pois esse é um sonho de muito tempo que ano que vem devo realizar. Você me fez enxergar as coisas de uma maneira que eu não tinha pensado antes.
    Fiquei muito feliz do seu livro ter passado por minhas mãos, em breve vou procurar suas outras obras para ler.

    Grande abraço, gostei muito de "te conhecer". Como disse o comentário acima, eu torci por você e Lucas... (nessa parte eu esqueci que era uma biografia, esperava final feliz com ele do seu lado... hahaha).

    Eric Sobral

    ResponderExcluir
  8. Oii,
    Sabe, quando eu comecei a ler o livro, eu não tava muito com vontade porque era um livro pedido pela escola e tal... ^^' ms me encantei pela sua historia... o que vc deve ter passado e aprendido... Espero que continue sempre forte e lutando pelos seus direitos, pela vida. Mas e o Lucas, hein, ele continua te escrevendo??? =)
    um abraço
    Danielle (tb sou de Guarapari ES :)

    ResponderExcluir
  9. Reportagem Especial18 de out. de 2010, 10:43:00

    Olá, Valéria. O programa Reportagem Especial, da Rádio Câmara, gostaria de entrevistá-la em uma série que estamos produzindo sobre Aids. Precisamos de um número de telefone para entrarmos em contato com você. Por favor, responda-nos pelo email lucelia.silva @camara.gov.br

    ResponderExcluir
  10. Oii Val.. TUdo bem com vc?
    Meu nome é Rodrigo, tenho 23 anos e nunca li UM LIVRO na vida... acredita? Pois pode acreditar..!

    Nunca fui fã dessas coisas de ler livro e tal.
    Mais a 1 dia atras minha namorada Ketlen, me deu seu livro.. ''depois daquela viagem''
    resolvi ler pq ELA me deu..!
    E to gostando muito de ler.... virou um vicio pra mim ja..!
    Já estou na pagina 133... pra quem nunca leu um livro... ta bom né?! kkk

    Acho que amanha eu acabo de ler..!
    Estou ancioso para ler o final.

    Mais me fale como vc esta hoje em dia?
    por eu esta lendo seu livro... me sinto amigo seu!
    Te conheço mais doque eu conheço a mim mesmo poxa..! kkk

    mais mande noticias.. pode ser?
    email, msn: rodrigosantos_lopes@hotmail.com

    Bjaoo Val.
    Te adoro muito!
    obs: Pode ter certeza que ganhou mais um fã!

    ResponderExcluir
  11. Olá Valéria... como muitos por aki... conheci seu livro "Depois daquela viagem" e curti mto.. sou interprete de Lingua de Sinais numa escola em florianopolis/SC/Brasil. uma professora apresentou seu livro hoje em sala e corri pra biblioteca pra pegar um pra mim... estou curtindo... vc ainda mora na Austrália? quando passará pelo Brasil novament? e por florianopolis tm chance? gostaria d conhece-la. e como vc esta? abraço.

    ResponderExcluir
  12. Oii Val,
    Bom, li seu livro há alguns anos, já li duas vezes "depois daquela viagem" e desde então o livro não veio mais para minhas mãos... Todos meus amigos já leram e sempre tem mais alguem querendo ler!

    Parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Valéria

    Li seu livro logo depois que ele foi lançado, em 1997. Eu tinha 11 anos e adorei. Nunca esqueci. Hoje eu sou repórter na Editora Abril. Queria trocar uma ideia contigo sobre aids. Entra em contato comigo? Meu e-mail é ana.leal@abril.com.br. Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oii,

    Alguns anos atrás eu li o livro "Depois daquela viagem" e me emocionei muito com a sua história, porém na época não me interessei em pesquisar mais, até que esses dias enquanto organizava meu quarto encontrei o livro, e uma vontade imensa de saber mais sobre você me invadiu...Enfim, foi muito bom reler o livro e saber que algumas de minhas mudanças se deram após a leitura do mesmo, e lamento por não agradecer antes, pois realmente foi uma lição de vida para mim...
    Um enorme abraço
    Lucimara Silva- São Paulo

    ResponderExcluir
  15. Valeria :)
    Que tal soy de Peru(San Martin), leí tu libro ¿Por que a mi?, y entendi la fuerte y la valiente que fuiste al escribir un libro tan hermoso como este, sabes te admiro bastante porque son pocas las personas que escriben su experiencia personal y darlo a conocer, en algunas partes me hiciste llorar, porque muchas veces nosotros los adolescentes tomamos decisiones apresuradas sin tener en cuenta las consecuencias.
    en mi colegio todos estamos leyento este maravilloso libro, y nunca lo olvides ERES UN EJEMPLO DE VIVIR (K)y espero conocerte algun dia!
    Te quiero mucho
    Atte: Manuel

    ResponderExcluir
  16. Manuel,
    Gracias por las palabras afectuosas. Estuve en Cuzco y Macchu Pichu estudiando Español em 2008 y me encantó su país e los peruanos!
    Abrazos a todos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  17. Eu li o seu livro a primeira vez em 1999, com 14 anos, foi o primeiro livro que EU quis ler. E no começo do ano eu mudei de escritorio, sou advogada, e não e que logo a minha primeira viagem foi pra Corumbá? A sua querida Corumbá... E imagina que eu lá andando nas ruas não imaginei o seu carnaval... com o Leco e com o gringo, acho que da Dinamarca... E ai, enfim, resolvi te escrever! Espero que esteja tudo bem! Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  18. Valéria, te conheci em 1999 em Brasília, eu era divulgador da ática na época.Achei seu livro autografado hj na estante e te encontrei nesse blog.Viva a tecnologia.Continou sóbrio, frequento sempre o A.A.Tudo de bom p vc!!agora trabalho na saraiva e me graduei em Comunicação

    Enéias Bastos eneias.13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. ola...tenho 28 anos ....li seu livro ...
    estou espantada ..sinceramente nao sabia do resultado dessa doença ...fico feliz de saber que vc esta bem e que esta doença pode ser controlada ..infelismente outras nem sempre..bom me chamo viviane e estou cursando o hultimo ano de enfermagem ,desidi trabalhar na area de infectologia ..tauves por ter lido seu livro .ou vocaçao sei la ...tauves o que eu diga nao seja bem aceito por vc ja que vc sofreu e sofre na pele os resultados dessa doença ,mas ja parou pra pensar em quantas pessoas vc ja tirou das maos dessa doença ..e quanto vc fas viver pessoas com esta mesma doença atraves dessas literaturas ....sei nao ,mas acho que vc é um anjo ...acha impossivel ... um anjo com hiv ..eu nao ..vendo tanta luz sair de vc ....vc é iluminada ...bejim
    ah meu imail é viviane281981@hotmail.com me add adoraria teclar com vc ...bejim linda

    ResponderExcluir
  20. oi Val, *-*
    acabei de ler seu livro "depois daquela viagem", eu te admiro mt por ter passado por tantas coisas na vida e nunca ter desistido, porque só pensar em parar concerteza não é desistir, secuida, beijos ;*

    ResponderExcluir
  21. Olá, Val. Nossa, acabei de ler seu livro dois dias atrás e me fez pensar um pouco mais sobre a vida, sobre o que passo ou o que ainda vou passar. Gostaria muito de poder um dia te encontrar e colocar pra fora todas as perguntas que tenho em mente, gostaria que você fizesse mais paletras e que vinhesse até aqui (Recife), o que seria muito difícil mas não custa ACREDITAR! Enquanto eu lia seu livro, eu fiquei com um pouco de medo pois vou contar uma parte da minha história pra você. Aqui vai:
    Há dois anos atrás eu transei sem camisinha. Hoje tenho lido muitas coisas sobre DST e tenho colocado em mente que possuo alguma coisa, não apresento sintomas, nem nada, e a respeito dos exames, eu tenho muito medo de fazer, Val.
    Gostaria de uma ajuda, de uma resposta que me fizesse encarar tudo isso. :/
    E, sim, por favor, se tiver um tempinho dá uma olhadinha no meu blog, eu fiz uma postagem pra você, é só entrar lá > vivercomopessoa.blogspot.com
    Te amo, Val, beijos, até mais!
    Que Deus te abençoe a cada dia que passa! ♥

    ResponderExcluir
  22. Valeria Olá eu li o seu livro "Por que eu? Um par de anos atrás, realmente gostava dele, desde que me lembro de você com carinho. Sinto-me mal, muito mal do meu tio na última semana de internação em um hospital, eu sou mexicano, ele tem o vírus e é muito grave, muito não como adquiriu a doença, e não vejo a chorar ontem fomos informados de que não havia esperança, e não para fazer a minha família está em um grande dilema que alguns não querem sofrer mais, é melhor parar e os outros querem esgotar todas as possibilidades de fazer isso é esperanza.No eu não contei para ninguém, minha família está abalada, ainda não conseguimos entender por que isso aconteceu com a gente só precisava nosso, a fim de tirar isso de modo que não pode mas, eu oro a Deus por meu tio, e invocado para fazer o melhor, e eu não quero ver sofrer.
    Obrigado por me dar alguns minutos de seu tempo.
    Dali com carinho.

    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  23. Tenho em você, um grande exemplo de vida...
    Tenho 16 anos, meu sonho é ser escritora, sabe quando isso despertou ainda mais dentro de mim???
    Quando eu li: DEPOIS DAQUELA VIAGEM, desde de então recomendo o livro para amigos e na palestra sobre sexualidade que estou preparando, vou divulgar o livro...
    Que Deus seja o seu guia,nessa longa estrada chamada vida!!!♥

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Valéria, tudo bem?

    Me chamo Camila, sou professora de Ciências. Estou adotando o tema sexualidade no oitavo ano (crianças de 13 anos) e resolvi tratar o tema com muita naturalidade e o resultado vem sendo ótimo.
    Então a coordenadora me indicou seu livro e eu li! Que pena que ninguém me indicou ele quando eu era adolescente...
    Adorei!!!!!!!! Eu viajei com você sabia... Rs
    Então adotei o seu livro com os alunos.

    Bom, gostaria de saber se tem um email que eu possa me comunicar com vc. Gostaria de saber se há a possibilidade de você dar uma palestra para essa sala... Seria muito interessante! O colégio tem uma proposta pedagógica muito boa e os alunos são muito bons também.

    Meu email é: camilauand@gmail.com

    Se possível entre em contato!

    Abraços

    Camila Lauand

    Camila

    ResponderExcluir
  25. É Val ...a vida não é fácil mesmo né...as vezes a gente tem vontade de acabar com todo o sofrimento, mas olhando para esta natureza, respirar este ar, ver o céu entre outros, nos faz pensarmos de forma diferente. Te desejo tudo de bom, mesmo que vc nem me conheça e lembre-se que vc é igual ao Dro Anjo, na vida de muitas pessoas, e por falar nele....vc ainda tem contato com ele????Como é bom encontrar pessoas como ele, que faz a diferença...Forçaaaaa sempre viu....bjus Janaina

    ResponderExcluir
  26. Valéria,
    sou do portal de saúde, pacientes online e gostaria de entrevistá-la, conduzindo-a para uma abordagem sobre a questão da discriminação, rejeição, apoio de pessoas que nunca havia visto antes, tratamento com as novas drogas e bem-estar social, trabalho e futuro.
    meu email:luciano@pacientesonline.com.br. tel 11 36755180. aguardo seu contato

    ResponderExcluir
  27. hola vale como estas espero me puedas quitar algunas dudas tengo mi libro desde el 2007 en que se publico aqui en mexico por que a mi me gusto mucho lo he leido mas de 6 veces por que los libros juegan en la teoria de los libros mira te dejo mi correo espinito_ma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Tudo que você disse é verdade... Ainda existem uns poucos bons no meio da podridão, mas as vezes fica até difícil discernir. Eu votei nos candidatos que julguei serem os melhores mas quase todos perderam rsrs. Fazer o que se o povo quer ser mal governado, né? Essa é a nossa democracia...

    ResponderExcluir