17 de set. de 2017

Quem é vivo, de vez em quando aparece


      Nossa... há bastante tempo não escrevo por aqui...
Como sei que muitos leitores procuram o Blog para saber como estou, deixe dar uma recapitulada.


     Como já contei em outro post,  há alguns anos venho me dedicando à prática de meditação. E tanto me empolguei que me tornei instrutora de Mindfulness e agora estou cursando uma Especialização em Mindfulness na UNIFESP. Desde 2016 trabalho como voluntária no Centro Mente Aberta -UNIFESP que oferece gratuitamente Programas de Mindfulness para os usuários do SUS. Sou uma das integrantes da equipe de Mindfulness e Educação e estamos criando um protocolo para professores. Mas vamos por partes...


O primeiro grupo a gente nunca esquece


Voluntários do GIV, na sede da ONG na Vila Mariana

      O primeiro grupo que facilitei, foi em 2016 no GIV – Grupo de Incentivo à Vida uma ONG que defende os direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS. Minha história com o GIV é antiga. Foi essa ONG que me acolheu, há muitos anos, quando procurei apoio e um lugar para conhecer outras pessoas na mesma situação. Alguns amigos que fiz nessa época estão no céu, outros estão por aí, pela vida e alguns reencontrei nesse curso. Por isso também, ele foi tão especial. A outra metade do grupo foi de jovens, gente nova, voluntários, ativistas que estão dando continuidade
a esse trabalho tão importante.


Mindfulness para Educação


     Em junho no Mente Aberta, tivemos dois programas estrangeiros de Mindfulness para professores da rede pública com a parceria da Diretoria Regional de Ensino de Sto. Amaro: 
       – O  Programa espanhol TREVA ­– Técnicas de Relajación VivencialAplicadas al Auladesenvolvido pelo Dr. Luiz Lopez-Gonzalez da Universidade de Barcelona.
       – E o americano CARE, do Instituto Garrison de Nova York e ministrado por uma das idealizadoras, a  Prof.  Dr. Tish Jenningns,   autora do livro, “Mindfulness for Teachers”. 


Programa CARE com a Prof. Dr. Tish Jenningns








Programa Treva com o Prof. Dr. Jose Miguel Txemi





    Agora a Equipe do Mente Aberta Educação está desenvolvendo, com base na realidade brasileira, o Programa de Promoção da Saúde Baseado em Mindfulness para Professores – MBHP-educa.  Em junho fomos a São João Del Rei – MG, para aplicar o primeiro piloto do projeto. E ainda nesse semestre estaremos aplicando a nova versão em São Paulo e Minas Gerais. É muito bom trabalhar com pessoas tão legais! E num projeto em que se acredita! Professores, nos aguardem!!!





 Equipe Mente Aberta Educação:
Zeca Fuscella, Alex Terzi, eu e Daniela Oliveira




36 comentários:

  1. É óptimo ter notícias suas Valéria! Desejo-lhe muitas felicidades!
    Um beijo enorme de Portugal / Angola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!!! Beijos do outro lado do mundo!!!
      Beijos pra vc aqui do Brasil também!!!

      Excluir
  2. Nossa estou encantada com o seu livro DEPOIS DAQUELA VIAGEM é incrível estou quase terminando. Sempre que estou lendo fico imaginando se era verdadeira ou ficção.E a partir daí fiquei muito curiosa pra saber de você. Sabe se ainda estava viva.Muito tocando sua história.

    ResponderExcluir
  3. Que legal saber que vc está bem. Quando eu era adolescente (hj estou com 31) lia muitas revistas e sempre via a sua história ou algum texto seu.... Obrigada por tudo, TB li seu livro e na época já abriu minha mente para o HIV. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Esse livro jamais esquecerEi.Uma história muito emocionante,onde vejo muita força e coragem.Beijos!
    Neli

    ResponderExcluir
  5. Oie valéria, achei seu livro em um sebo, super baratinho 3 reais, compreenda minha namorada mas não consegui dar pra ela sua história é incrível, e espero um dia te conhecer "eu trabalho em santo amaro" e vi que você fez algumas coisas em e em Santo amaro quem sabe um dia a gente não se esbarra por aí ♡♥

    ResponderExcluir
  6. Cara super seu fã, eu e minha turma achamos de concluir seu livro, amamos ❤😍

    ResponderExcluir
  7. Valéria! Soubseu fã desde os meus 13 anos! Hoje sou psiquiatra, gostaria do seu contato! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Q bom saber que vc está bem. Li o seu livro quando tinha uns 11pra 12 anos. Um livro que nunca esqueci. Hoje com 33 anos, meu irmão com 27 anos deu a notícia pra família que é soro positivo.E só me veio a cabeça o livro que li quando menina.

    ResponderExcluir
  9. Estou começando a ler seu livro, obrigada por partilhar com o mundo sua historia de vida

    ResponderExcluir
  10. Que legal chegar aqui no blogger e ler alguma noticia sua. Faz 11 anos que li o melhor livro na minha fase de adolescência e até hoje indico para todas as pessoas de faixas etarias a viajar na sua autobiografia. Obrigada, obrigada mesmo por ter partilhado essa preciosidade de livro.

    ResponderExcluir
  11. Que linda!!!! Muito bom saber que você esta bem val! Hoje estou com 22 tive contato com a sua obra quando tinha uns 13 anos, e foi incrível, é o meu livro favorito, sempre indico aos amigos, e sempre que estou meio bad, releio, perdi as contas de quantas vezes sua historia me ajudou de alguma forma, sou super fã, acho que se pergutarem se existe alguém que eu queira muito conhecer, com toda certeza seria você! Um serzinho iluminado ❤ Queria muito assistir a uma palestra sua, (não sei se ainda as realiza) mas seria uma oportunidade única pra mim ❤ espero poder conhecê-la um dia. Super beijo

    ResponderExcluir
  12. Que linda!!!! Muito bom saber que você esta bem val! Hoje estou com 22 tive contato com a sua obra quando tinha uns 13 anos, e foi incrível, é o meu livro favorito, sempre indico aos amigos, e sempre que estou meio bad, releio, perdi as contas de quantas vezes sua historia me ajudou de alguma forma, sou super fã, acho que se pergutarem se existe alguém que eu queira muito conhecer, com toda certeza seria você! Um serzinho iluminado ❤ Queria muito assistir a uma palestra sua, (não sei se ainda as realiza) mas seria uma oportunidade única pra mim ❤ espero poder conhecê-la um dia. Super beijo

    ResponderExcluir
  13. Eu acompanho vc desde da minha adolescência e acho vc incrível. Dia após dia, vc me mostra o quando viver é importante. Eu tenho depressão as vezes fico desanimada, mas toda vez que entro no seu blog, me dá um ânimo para viver ... Obrigada por compartilhar as coisas e sua vida conosco. Que Deus continue te abençoando muito... ❤️😍🙏😘

    ResponderExcluir
  14. Esses dias estava me lembrando das revistas q lia qnd adolescente e me lembrei q adorava uma na qual vc escrevia!! Ainda bem me lembrei o nome do seu livro e te achei aqui!!! Que bom saber que está bem! Mtas felicidadessss e saúde a vc! Um gde abraço. Ana Laura

    ResponderExcluir
  15. Oi!Fico muito feliz de saber que continua fazendo coisas incríveis! Conheci seu livro esse ano na escola,mas gostaria de ter conhecido antes!Parabéns, sua história é incrível e você também, continua linda.
    Aliás, adoro seus livros e vira e mexe releio o "Depois Daquela Viagem",pois ele me inspira a ter forças pra viver,mesmo diagnosticada com ansiedade e depressão. Enfim,é isso :) Espero que esteja bem,e muito obrigada por ter escrito aquele livro

    ResponderExcluir
  16. Oi!Fico muito feliz de saber que continua fazendo coisas incríveis! Conheci seu livro esse ano na escola,mas gostaria de ter conhecido antes!Parabéns, sua história é incrível e você também, continua linda.
    Aliás, adoro seus livros e vira e mexe releio o "Depois Daquela Viagem",pois ele me inspira a ter forças pra viver,mesmo diagnosticada com ansiedade e depressão. Enfim,é isso :) Espero que esteja bem,e muito obrigada por ter escrito aquele livro

    ResponderExcluir
  17. Oi!Fico muito feliz de saber que continua fazendo coisas incríveis! Conheci seu livro esse ano na escola,mas gostaria de ter conhecido antes!Parabéns, sua história é incrível e você também, continua linda.
    Aliás, adoro seus livros e vira e mexe releio o "Depois Daquela Viagem",pois ele me inspira a ter forças pra viver,mesmo diagnosticada com ansiedade e depressão. Enfim,é isso :) Espero que esteja bem,e muito obrigada por ter escrito aquele livro

    ResponderExcluir
  18. Muito feliz de ter notícias suas! Li seu livro quando tinha 12 anos e hoje, com 29, sempre lembro em como me impactou positivamente.
    Abraço! ����

    ResponderExcluir
  19. Linda como sempre! Valéria, manda notícias sempre porque adoramos você �� queria muito te ver em vídeos no YouTube. Não acha que seria uma boa? Um abração ��

    ResponderExcluir
  20. Te acompanhava nos artigos de ultima pagina da atrevida e sempre quis ler o livro e nunca encontrei quem tivesse pra me emprestar...ano passado entrei pra faculdade e num evento de doações de livros na praça da minha cidade encontrei o teu e hj estou terminando ele e amando😍 feliz de saber q vc ainda está ai 😍😍 tudo de bom Valéria😚😚

    ResponderExcluir
  21. Val nunca deixe de escrever e nos dar noticias. Sou sua seguidora que aprendeu muito com o livro Depois daquela viagem. Thati Dias

    ResponderExcluir
  22. Olá Valéria... Espero que esteja tudo bem com você!
    Conheço pessoas que estão tentando entrar em contato com você para uma palestra. Esperamos uma resposta, beijos!

    ResponderExcluir
  23. Bom demais saber que você está bem. Eu, assim como essa colega que deixou a mensagem acima, também te conheci através dos artigos na revista atrevida. E seu livro foi o primeiro que li na vida. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  24. Hola mi nombre es gladys sabe me encantó mucho. Leer au libro. Interesante Saludos desde. Perú

    ResponderExcluir
  25. Olá !!
    Li seu primeiro livro em 1997, ainda adolescente, e até hoje me lembro dos relatos e de como ele foi importante para mim.
    Que bom saber que estás bem!!

    ResponderExcluir
  26. Olá Valerinha... Achei seu livro numa estante e achei muito interessante..li e me apaixonei por sua história que por sinal, significa forca e vida para tantas pessoas... Continui sempre com esse sorriso lindo e cheio de luz que você tem e que Deus a abençoe sempre!! Ah , no final de cada página me sentia mais sua amiga rsrs

    ResponderExcluir
  27. Valeria, estou relendo seu livro " Depois Daquela Viagem" com mesmo entusiasmo de quando tinha 12 anos de idade (hoje tenho 30).
    Você expõe de uma forma tão simples, inteligente, delicada e divertida.
    Fica aqui minha admiração pelo seu trabalho.

    Com carinho Ana Paula♡

    ResponderExcluir
  28. Li seu livro, e até citei e indiquei no meu novo livro DO CAMPO DE BATALHA A MESA POSTA. Sou escritor e te admiro es uma prova de coragem , resistencia e amor.

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    "Conheci" vc ha mais de vinte anos... quando me emocionei e encantei com "depois daquela viagem"... lembro que na época li o livro todo em uma noite....
    Hj, a descoberta do hiv em uma pessoa pra lá de especial em minha vida me fez lembrar do livro (que hj começo a reler) e de voce, o que me fez encontrar este blog maravilhoso, útil e de grande ajuda a muita gente....
    Acho maravilhoso o fato de vc dividir suas experiências, dores e vivências, com as pessoas... não sei se vc consegue ter a real dimensão de como isso é importante pra outras pessoas... principalmente aquelas que dividem contigo as vivências de ser soro positivo... parabéns por este seu trabalho!!!!!

    Ah... quando/se puder, vamos adorar ler uma nova postagem sua...

    ResponderExcluir
  30. " estou fazendo uma especialização. ...." pra quem dizia que não iria dá tempo de terminar a faculdade...
    Que bom , saber notícias suas... seu livro me motivou bastante ... minha história é bem parecida com a sua ...

    ResponderExcluir
  31. Oi Valéria!
    Tive a oportunidade de conhecer seu livro "Depois daquela viagem ", na escola com 14 anos na época hoje tenho 25,eu amei o livro sua história, me marcou muito...
    Que bom ler q vc está bem, sempre entro no seu blog pra ter notícias suas ����

    ResponderExcluir
  32. Sumiu daqui voltaaaa, escreva outro livro faz um instagram, um facebook, meu sonho ver o DEPOIS DAQUELA VIAGEM ,virar filme

    ResponderExcluir
  33. Hoje uma aluna devolveu o “Depois daquela viagem”, antes de colocá-lo na estante dei aquela folheada e lembrei de quando li o livro no começo deste século. É o tempo passa...
    Então procurei no Google para saber o que mais você tem publicado e achei este blog e este post incrível sobre meditação para professores (sou professora e tento meditar), para ficar mais maravilhoso ainda você podia fazer uma parceria com a DRE Penha também né? Eu iria adorar fazer esta formação com você.

    ResponderExcluir
  34. Conheci seu livro hj. Comecei a ler... muito bom. vou aproveitar esse feriado pra terminar de ler. Como trabalho numa biblioteca vou indicar para os jovens lerem.

    ResponderExcluir