21 de dez. de 2010

Final de ano no branco

Uma dia acordo e... surpresa! tudo branco ao meu redor. O primeiro dia de neve de cada inverno é sempre tocante. Apesar do frio glacial, a fofura do tapete que cobre ruas, calçadas e quintais é aconchegante. Os flocos de neve que se equilibram nos galhos das árvore, pura magia. 

Após 8 anos volto a passar um inverno na Áustria e o Natal aqui sempre me parece bem diferente do Brasil. O clima nos influencia em cada poro, pensamento, ato. Enquanto no hemisfério sul o calor do verão torna as festas de fim de ano um evento expansivo, o sentimento neste lado do planeta é de introspecção. 

Uma antiga tradição que se mantém na Áustria, Suíça e parte da Alemanha é que quem traz presentes às crianças é  Christkind, o Jesus menino.  Ao contrário da figura comercial de Papai Noel, o Christkind é representado por uma criança de cachos dourados, asas e auréola. Aliás ele só aparece para as que se comportaram durante o ano. As levadas têm de encara o Krampus,  uma criatura com cara de demônio, que vive no lado leste dos Alpes europeu.

Devo ter me comportado bem em 2010, pois nenhum Krampus veio me beliscar. E o presente do Christkind? Passear outra vez num parque coberto de neve, de mãos dadas com meu marido, sentindo na sola dos sapatos o barulho shshnhec- shshnhec dos flocos brancos, que se comprimem e se juntam a cada passo.

27 comentários:

  1. Que foto linda! Val desejo a você um Natal lindo de paz, harmonia e que o ano de 2011 seja de muitas realizações e alegrias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Deve ser incrível passar o natal na neve. Muito interessante também conhecer outras culturas. Curta bastante a introspecção daí. Eu não sabia que você era casada.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Morri de inveja, Valéria!
    Fiquei feliz por você
    Bjs e muita felicidade nesse final de ano.
    É tão bom reencontrar um amor ...

    ResponderExcluir
  4. Seus textos estao cada vez melhores...a poesia, a escolha das palavras... (li os posts que ainda nao tinha lido e me emocionei ateh com as fotos e os respectivos textos)Parabens!!!!!!!
    Beijos amiiiga!!!
    Renata

    ResponderExcluir
  5. (^_^) Só passando pra Lhe Desejar Um FELIZ NATAL, pra Vc e Todos os seus Familiares.....


    Bjo, Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Valéria
    Que saudades! Adorei saber qual foi o seu presente de Christkind. Felicidades para vcs e mtos outros passeios de mãos dadas! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!! Comecei a ler seu livro "Depois daquela viagem" hoje pela manhã e acabei de concluir a leitura. Já tinha visto seu depoimento na novela e fui atrás da sua história. Você é uma guerreira, você é lida por dentro e por fora e você tem uma força invejável. Tenho 10 anos menos que você e também não tive muita informação e me submeti a muitas situações de risco, não tive conseqüências, mas só de pensar que poderia tê-las já imagino que não teria forças pra enfrentar a situação. Me emocionei em algumas passagens do livro mas ri em algumas também. Parabéns por ser quem você é e não ter vergonha disso.

    ResponderExcluir
  8. Desejo saúde e bons motivos para se ter alegria neste ano que se aproxima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Por onde anda você? Escreve aqui como você está, o que tem feito, como vai a saúde, a vida de casada, conta tudo. Seus fãs querem te acompanhar e saber de você sempre!!! Queria muito saber como conheceu seu marido, o amor não tem barreiras!!! Conta mais de você!!!

    ResponderExcluir
  10. desejo a voce um ano maravilhos e abençoado! voce é uma pessoa inspiradora, sou uma grande adimiradora sua desde os meus 15 anos e sempre quis te dizer essas palavras, bem sequer sei se vai ler.
    Você teve uma missão de vida, ensinar as pessoas que não importa a cruz que pesa em suas costas, o que importa é o que voce faz com ela, e como voce lida com isso, muito obrigada por fazer da sua maior dificuldade um exemplo de vida e uma inspiração pra sempre superar ate mesmo os desafios que jamais te deixam! Sei que voce vai ter em cada dia seu alguem que te admira, uma benção, uma graça, uma prova de que mesmo com os erros sua vida vale muito a pena. Obrigada por ser quem voce é!

    ASS.: JULIANA CAVALCANTI

    ResponderExcluir
  11. Bree,
    claro que leio todas as mensagens. E fico muito feliz com tanto carinho dos leitores.
    Beijos e um 2011 maravilhos pra vc também!

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo, Valéria. Um ano de mtas realizações para você e para todos os que vc ama e que te fazem feliz!
    bj
    Sylvia

    ResponderExcluir
  13. Oi! Sou uma seguidora de seu blog.Fico feliz em saber que você está tão bem.Desejo a você um feliz ano novo!Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com ciúme da Bree!! Tb quero um recadinho seu, Valéria. Queria tanto me corresponder com vc por e-mail, eu recém li seu livro, me emocionei mto!!!

    ResponderExcluir
  15. Meeu Deus, eu acabei de ler o seu livro, Depois daquela viagem,é perfeito principalmente na atualidade que mesmo com tantas coisas para a prevenção de DST's as pessoas continuam sem se proteger.
    Bom queria dizer a você que parabéns pela sua luta e vontade de viver.
    Feliiz 2011 e que venham muiitos outros livros para que eu possa lê-los.
    Beijos de : Elen Monique, 17 anos.

    ResponderExcluir
  16. seu livro "depois daquela viagem" foi muito tocante pra mim. vc é exemplo de força e superação. carpe diem

    ResponderExcluir
  17. Olá Valéria,

    Me chamo Raí Lima, tenho 18 anos e moro em Nova Iguaçu-RJ.
    Li seu livro quase duas vezes, minha professora de literatura o adotou como livro paradidático. Porém, eu só fui ler no ano seguinte.
    Veja, minha mãe também possuía o vírus da Aids e infelizmente veio a falecer há uns 5 anos atrás. Eu e minha família só soubemos da existência do vírus após sua morte. Foi muito difícil para mim, não tive a chance de me despedir dela, pois nunca nos tratamos como mãe e filho. Mesmo no seu velório, não pude vê-la, pois meu coração não permitiu que eu fizesse outra coisa a não ser desabar em lágrimas.
    Enquanto lia o seu livro, naquele instante era como se eu tivesse o HIV, tentei por diversas vezes me imaginar naquelas situações.
    Uma frase que me marcou muito foi: "Lembro que antes de ir àquele médico, no caminho de ida, minha mãe havia feito uma promessa de parar de fumar. Agora, no caminho de volta, ela acendia um cigarro".
    Enfim, muito obrigado por te exposto de maneira tão clara e direta, o que você vivenciou. E sinceramente, Valéria Piassa Polizzi é a minha escritora favorita.
    Se puder e quiser, entre em contato comigo. Meu e-mail é railimma@hotmail.com

    Um grande Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oi Valeria, tudo bem? Cabei de chegar no seu blog!
    Te adicionei tb no facebook e gostaria de falar com vc... se tiver um e-mail que eu possa entrar em contato... agradeço! Aliás, li seu livro Depois daquela Viagem e achei INCRÍVEL! Você é uma mulher maravilha! hehehe... vamos nos falando! Abraços, Henrique

    ResponderExcluir
  19. Olá Valéria,

    Tudo bom c vc?!
    Venho aqui por um motivo, não sabia como contactá-la melhor.
    Começei a gostar mesmo de ler depois de ler seu livro e atualmente dou aula de literatura em um cursinho comunitário em São Paulo.
    O motivo de estar aqui é que gostaria de pedir, se fosse possível obviamente, se você poderia dar uma pequena palestra aos meus alunos sobre sua experiência de vida e também como escritora.
    Meu contato se encontra abaixo:
    nathalia.khaled@hotmail.com
    Agradeço desde já
    Nathália

    ResponderExcluir
  20. HOLA!!!!

    NO SABE LO EMOCIONADO QUE ESTOY DE PODER DEJARLE ESTA HUMILDE NOTA, SE ME LLENAN LOS OJOS DE LAGRIMAS AL ESCRIBIR, NUNCA CREI PODER TENER ESTA OPORTUNIDAD, HACE TIEMPO LEI SU LIBRO ¿POR QUE A MI?, HA SIDO UNO DE LOS LIBROS QUE MAS ATESORO, GRACIAS POR ESCRIBIRLO, DE TODO CORAZON LE DESEO LO MEJOR PARA ESTE NUEVO AÑO 2011!!! GRACIAS POR SER MI INSPIRACION

    ATTE: FELIPE CARRILLO CANTUN
    CD. DEL CARMEN, CAMPECHE, MÉXICO

    ResponderExcluir
  21. Então você voltou a trilhar os velhos caminhos? Retomar um velho amor às vezes é muito bom, eu que o diga...rs
    E continua escrevendo lindamente. Que o Christkind continue a te presentear e não permita que a gente se afaste, amiga.
    Beijão

    ResponderExcluir
  22. oi Val, li "Depois daquela viagem" e simplesmente amei o livro. Te admiro muito pela tua história de vida, alicerçada na tua coragem e determinação. Quando tu tinha uma coluna na Atrevida, comprava a revista só pra ler os teus texos. Descobri teu blog há pouco. Acho maravilhoso quando tu descreve as tuas viagens, cada lugar mais lindo. Que Deus te abençõe com um 2011 repleto de muito amor, saúde e felicidades. bjs.

    ResponderExcluir
  23. Val,
    Li o seu livro há alguns anos na minha adolescência, pouco antes de engravidar. Embora o seu livro tenha me tocado profundamente não consegui me impor na relação e exigir do meu parceiro o uso da camisinha.Porém agradeço a Deus todos os dias por ter me mandado uma filha linda e saudável como uma deliciosa lição de vida ao invés de uma doença.
    Hoje, ao ler novamente o seu livro encontrado por acidente em uma estante da biblioteca municipal da minha cidade... chorei e chorei como uma criança, chorei por me colocar no seu lugar e me imaginar passando por tudo que você relatou no seu livro com essa sua linguagem simples e objetiva.
    Val... obrigada por existir na minha vida! Obrigada por ter lutado pela sua vida e mais ainda, obrigada por lutar pela vida de tantos filhos!

    ResponderExcluir
  24. Começo deixando claro que me comunicar com você é algo incrível. Quando estava na escola, aos 17 anos, a professora indicou seu livro (Depois Daquela Viagem), e ao ler suas palavras fizeram com que eu me transportasse e vivesse tudo pelo que você passou, deixo em ressalva que foi o único livro que li mais de quatro vezes e que em todas senti igualmente uma forte emoção. Por muito tempo (hoje tenho 24 anos) procurei uma forma de te dizer que você fez uma grande diferença na minha vida e que você é digna de minha admiração, por isso aqui estou. Te desejo sinceramente toda a felicidade do mundo e peço um outro livro contando o que aconteceu depois. Um forte abraço. Luana Pinto.

    ResponderExcluir
  25. nossa.. acabei de ler seu livro..
    realmente ..muito bom..e claro, ótimo ver que você esta bem!!
    Uma história emocionante, e eu confesso que chorei em umas partes. Você é um exemplo de vida.

    seja muito feliz.. Um beijaO.

    Isa_bacco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. olá! amei o seu livro "depois daquela viagem" te desejo muita sorte!!! abraços.

    ResponderExcluir
  27. Valeria querida!! Me sinto muito feliz por ter notícias suas, ah! Se todos fossem iguais a você.Exemplo de vida para muitos que desistem por menos! Bjs

    ResponderExcluir