20 de jan. de 2011

Filhotes

Portinari - Crianças, desenho a aquarela/papel, 19x18cm, s/d

A criança brinca na poça
Chuta a água
Suja a roupa

O mosquito voa e procura
Um lugar seguro
Para seu ovo

A larva cresce e pica
A criança chora
E adoece

Mãe triste seca o quintal
Mas é tarde
A febre já veio

Vermelha, doída e líquida
Levando para sempre
Sua cria

21 comentários:

  1. Oi Valeria, estou lendo seu primeiro livro pela segunda vez. Nao tenho virus do HIV, mas sai de uma doenca grave, um CA de ovario, uma rescindiva, e mais uns probleminhas que surgiram. Tambem sou escritora e estou tentando falar sobre isso em meu terceiro livro. Fico rindo porque vc cita essa dificuldade que teve no principio do livro. Espero que estejas bem e espero tambem ler mais livros seus. Um beijao Lucia

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo Val!

    Onde posso achar seu e-mail?
    Tenho umas coisas para te contar. rs

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Mosqueito da Dengue? Complicado, né?

    Outro dia, na Saraiva, aqui no centro do Rio de Janeiro, onde trabalho, encontrei seu primeiro livro. Já o li duas vezes, mas não era meu, e sim da escola onde estudei, foi o primeiro livro de li, foi daí que percebi o quanto a leitura é encantadora, o quão ela me acrescenta.
    Me veio uma onda do verbo querer. Quero aquele livro pra mim. Não sei lerei novamente, mas o quero, quero pra guardar sempre na lembrança meu primeiro livro lido, meu livro favorito, por N motivos.
    E quem sabe um dia, tenho o prazer de tê-lo autografado?! rs

    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  4. Olá Valéria!
    Já li seu livro "Depois daquela viagem" diversas vezes! A primeira eu devia ter uns 12 anos. Depois, quando eu estava na oitava série, minha professora de português escolheu esse livro pra sala ler .
    Hoje tenho 17 anos , acabei de relê-lo e resolvi procurar informações sobre você na internet, acabei achando seu blog!
    Só queria dizer que gosto muito da sua história.
    Acabei de ver um vídeo no youtube com sua participação em "Viver a Vida", foi muito legal ouvir uma voz de alguém cuja história eu conheço a uns 5 anos!!
    Espero que sua vida esteja bem, que você tenha encontrado a 'razão disso tudo', como você perguntou pro Lucas nos EUA( viu, tô craque na história, hahaha, brincadeira)
    :) Boa sorte em tudo : na sua profissão, na sua vida pessoal, no tratamento da AIDS...
    Um abraço, Amanda - amandafgam@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Li seu livro quando tinha uns 19 anos, mas depois nunca mais ouvi falar de você. rs Fiquei feliz ao ver seu depoimento no intervalo da novela Viver a Vida, e de ver que continuas VIVA e bem, na verdade BEM VIVA. Aliás, há muita vivacidade em seu olhar, e por certo muitas histórias ainda por contar. Sucesso em seus projetos!

    Bjs
    (Alguém q te admira e torce muito por ti)

    ResponderExcluir
  6. Oi Valéria, Sou Natália moro em Tersina no Piauí tenho 17 anos. Nossa !! li o seu livro hoje a tarde e foi o melhor livro que já li, muito legal mesmo, depois que li fiquei procurando um contato, um site ...qualquer coisa que eu pudesse falar com vc . Só pra dizer que você é uma guerreira, admiro muito você !! Tomara que vc veja esse comentário se puder manda um e-mail(nataliafoortes@hotmail.com) pra mim, só pra dizer que recebeu a mensagem . Vai ser mais que uma honra pra mim !!

    Deus te abençoe minha linda, sempre,sempre,sempre !!

    beijãoo

    ResponderExcluir
  7. Olá Valéria Polizzi!!!

    Terminei de ler "Depois daquela viagem" hoje, e a sua história de superação é impressionante e me tocou profundamente. Apesar de não ter o vírus do HIV, me identifiquei, pois, muitas vezes surgem pessoas no nosso caminho, que nos fazem acreditar em 'contos de fada" e ai, ficamos cegas e muitos vezes acabamos até nos entregando...Mas esse livro é um alerta, é um exemplo de vida que deve ser seguido com certeza!
    PARABÉNS!!!TUDO DE BOM NA SUA VIDA SEMPRE...
    BEIJOS

    CINTHYA

    ResponderExcluir
  8. Oi Valéria (chará) rs!
    Realmente, as pessoas começam a se cuidar/preocupar um pouco tarde!

    Conheço sua obra "Dépois daquela viagem" desde meus 11 anos. Lembro que o encontrei na biblioteca da escola enquanto procurava algum livro de cronica (mais infantis). Gostei da capa e ainda mais do nome da autora = o meu "Valéria".
    Quando li o livro, não entendi muito bem sobre a doença, afinal de contas, eu era pequena e a aids ainda era um tabu.
    Aos 15 anos reli a obra e, dessa vez, pude captar um pouco mais do que da primeira vez.
    Hoje, aos 21 anos - ainda com um sonho de menina - sonho em ser escritora. Tenho sua obra como uma de minhas favoritas e estou querendo saber um pouquinho mais de sua história e quem sabe uma futura entrevista para a minha página virtual???

    Lelah.
    Se possível, entre em contato comigo por email
    lelahsilveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Valéria, tudo bem? Li o "Depois daquela viagem" há uns treze anos e releio regularmente. Acho de uma sensibilidade incrível. Extremamente tocante. Meus olhos se enchem de lágrimas toda vez que leio seu relato sobre a sua percepção, de cima de um prédio, das pessoas como formiguinhas e seu questionamento sobre o que veria Deus de lá de cima. Fiquei muito contente de achar seu blog. Por fim, queria te contar que entrei em Letras há 6 anos e, em grande parte, foi por, quando era mais novinho, ter tido o prazer de ler um livro como o seu.

    Luiz

    ResponderExcluir
  10. A mi hijo le dieron el libro en la escuela para leerlo este año, Y me llamo la atencion y YO YA LO LEI DOS VECES. Me parecio un magnifico libro, y una historia que me conmovio, pero como no sabia que habia pasado con usted despues de la historia, investigue en internet para saber que habia sido despues de la historia. Dejeme decirle que es una mujer admirable y la felicito por haber tomado la desicion de escribir sobre su historia y de como se puede adquirir el virus del sida, y sobre como seguir adelante a pesar de cualquier cosa. La felicito y como me alegra saber que siguio adelante y que esta bien!!

    ResponderExcluir
  11. Valéria gosto demais dos seus escritos e seria muito bom q vc escrevesse mais vezes aqui no blog.
    Você e sua irmã brincaram muito com os meus filhos Arthur,Thiago e Fabio Minniti na minha casa e na praça Pereira Coutinho!
    Li e releio sempre o seu livro até para me tornar mais forte neste mundo.
    Um abraço bem apertado

    ResponderExcluir
  12. Olá, Valéria. Sou professora de uma escola publica em Cabo Frio Estado do Rio de Janeiro. E estou trabalhando com meus alunos do 5º ano o seu livro "depois daquela viagem". E gostaria de poder me corresponder com você. Por favor me envie seu e-mail. paullakadu@hotmail.com Desde já agradeço... Beijos

    ResponderExcluir
  13. hi im from venezuela i NEED to talk to you is URGENT i just read your book at school im in second grade 15 years old,the whole class admires you and it would be an honor if i could talk to you PLEASE answer me

    ResponderExcluir
  14. Olá, Valéria,
    Gosto muito do seu estilo de escrita. Estou lendo com meus alunos de 8ª série seu primeiro livro "Depois daquela viagem", eles adoram, alguns até compraram o livro para saberem do fianl mais rápido.
    Gostaria de saber se você ainda faz visitas às escolas, porque eu queria um contato dos meus alunos com a escritora Valéria. Seria muito motivador, ou se não houver a possibilidade de uma visita física, poderíamos tentar um chat.
    Muito obrigada pela atenção.
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  15. Valéria... Já li Depois daquela viagem diversas vezes e sempre indico o livro a alguém.
    Sempre busco na net novas entrevistas, notícias suas, como vc está e tudo mais. Tú és guerreira!
    Sou uma admiradora incondicional da tua história de vida, da tua força e da tua coragem!
    Beijos... Que Deus continue te iluminando e abençoando cada dia mais!
    Meu e-mail: jully1812@hotmail.com.
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  16. Olá Valéria!!! Li seus livros Depois daquela viagem e Papo de Garota quando eu tinha 16 anos... Tenho 24 anos agora.

    eu lembro que no livro vc falava do receio de se comprometer com uma faculdade, e agora já tem pós... nunca esqueço da receita de bolo de chocolate com o relógio de parede, e Cartas ao Jovem Professor (bem na época que era eu apaixonada pelo meu prof)...

    Tudo, tudo, tudo, trago até hoje, no coração... e agradeço por ter visto em vc força, pois posso estar sempre ao lado de um grande amigo que tbm soropositivo.

    Fica sempre, sempre, sempre com Deus!!

    Meu email : denise_coltri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Valéria! Parabéns, por ser essa pessoa cheia de vida e coragem! Aprendi muito com a sua história. Peço a Deus que continue lhe abençoando e iluminando para que seja um anjo na vida de todos aqueles que precisam de um exemplo de vida. Bj
    Naza Gouveia

    ResponderExcluir
  18. oi,val.tudo bem?meu nome é conceição tenho 18 anos e estou lendo o seu livro "depois daquele viagem"cofesso q mim encontrei muito nesse livro e chorei diversas vezes pois embora com historias diferentes estou passando por momentos muito semelhantes aos que você relata em seu livro,espero assim como vc ser uma vitoriosa digna de ser lembrada muito obrigada ,por mim fazer sentirme-gente.

    ResponderExcluir
  19. Valería!! Hola acabo de leer por segunda vez tu libro espero que todo siga súper en tu vida! Eres una gran mujer con una vida repleta de altos y bajos! De los que supiste salir sin problema! Este año vengo llegando de vacaciones en Brasil y quise leer de nuevo el libro ahora entiendo de meklr forma tu país!

    ResponderExcluir