7 de mai. de 2010

Tangerina

Uma nádega com celulites
É a casca da Polkan
Protege o fruto aveludado:
Uma cabecinha anciã

Com poucos cabelos brancos
Mimosa de pele enrugada
Tam uma expressão feliz
E a cor alaranjada

Sua fragrância melíflua
Da cesta a todos mexerica
Calando banana e maçã
E com as outras implica

Mas é dela que mais gosto
Bergamota em lábios repartida
Beija minha boca e solta o sumo
Em mil gotas doceacidez escondida

Paul Cézanne, Natureza Morta com Cortinado, 1895

7 comentários:

  1. Você está virando poeta, menina! Um barato!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é melissa tenho 17 anos e, recentemente, eu li o seu livro parece muito bom para mim porque sei que destaca a experiência real não é uma pessoa HIV positivo .. além de que eu me identifico que nasceu com HIV e você sabe que eu gosto de onde você tira a força de viver 17 anos eu tenho lutado a doença e saber de ler seu livro me fez ter mais esperança de vida.
    chau melissa
    Peru

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria!!
    Fiz uma grande viagem lendo o seu.
    Conheci o seu livro "Depois daquela Viagem" no 3º ano do ensino médio. Sempre que ia à biblioteca do colégio, adora olha os livros, até que encontrei o seu... Comecei a ler, ler... Quando me dei conta já estava encantada por ele. Assim que terminei de fazer a leitura , comecei a me perguntar será que ela ainda está viva? Corri na internet, até que encontrei seu Blog, Orkut, e por fim esses dias encontrei seu vídeo dando o depoimento para Novela "Viver a Vida".
    Fiquei muito feliz por saber que ainda está entre nós, seu livro realmente é uma grande lição de vida, fico bastante emocionada quando lembro dele. Gostaria muito que todos os adolescentes pudessem lê-lo.
    Hoje estou iniciando o ensino superior, que por conhecidência tenho um trabalho sobre a AIDS na década de 80 e 90, eu meus colega do trabalho vamos trabalhar uma parte do projeto de pesquisa em cima do seu livro. Bjão

    ResponderExcluir
  4. Valéria:
    Sou professora em São José dos Campos/SP e estou indicando seus livros para meus alunos; pois estamos trabalhando com o tema Adolescência/AIDS na escola.
    Quero parabenizá-la pelas obras que escreveu e gostaria de saber se há uma possibilidade de você e meus alunos se contatarem para um bate-papo.
    Também tenho um blog www.francisprofessora.blogspot.com
    Um abraço,
    ProfªFrancisca

    ResponderExcluir
  5. oLÁ BOM DIA!
    Li seu livro "Depois daquela viagem" por acaso,pois foi um dos livros que minha filha leu no 1º ano do ensino medio.Fiquei impressionada com sua garra e tambem fiquei querendo saber noticias,encontrei o orkut e há pouco tempo o blog.fiquei sua fã.Peço a Deus todo poderoso que olhe cada vez mais por voce.Saúde,paz,amor e sucesso

    ResponderExcluir
  6. Olá Valéria, bom dia!
    Gostaria de parabeniza-la por ser uma ótima escritora, vc usa uma linguagem clara em seus livros. São muito bons de ler, e apesar de "Depois daquela viagem" ser um livro onde vc conta sua história e nos mostra muita coragem e determinacão de sua parte o meu preferido é "papo de garota". Acho que devemos esquecer o fator AIDS e observarmos que vc é talentosissima e com certeza ainda virá outros livros ótimos. Tudo de bom e fique com Deus, sou sua fã.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a poesia!
    Simples, singela e linda...
    Me fez lembrar de "A flor do maracujá"
    bjo

    ResponderExcluir